???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3557
Tipo do documento: Dissertação
Título: Lean Office e a melhoria dos serviços: um estudo de caso em uma Instituição Federal de Ensino
Autor: Brito, Zenóbia Menezes de 
Primeiro orientador: Silva, Ocileide Custódio da
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o fluxo de termos aditivos aos contratos administrativos de obras do Instituto Federal do Amazonas Campus Manaus Zona Leste, com base nos princípios e ferramentas Lean Office. Esta ferramenta é oriunda da filosofia Lean Manfacturing, que versa sobre princípios para eliminação de desperdícios, tais como superprodução, inventário, defeito, transporte, movimentação desnecessária e espera. Neste sentido, esta pesquisa teve como motivação a identificação de desperdícios no processo de emissão de termo aditivo dos contratos de obras do IFAM-CMZL, apontando, a partir dos problemas identificados, áreas passíveis de melhorias. Esta pesquisa realizou-se em uma Instituição pública de ensino cujos procedimentos formais e burocráticos, precisam de melhorias, haja vista as constantes mudanças do mercado. O método utilizado para esta pesquisa foi o dedutivo e os meios para o levantamento de dados estão pautados na pesquisa documental, entrevista, observação direta, pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Os dados coletados através dos documentos serviram para construir o mapa do estado atual e o tempo total de cada processo que mostrou variabilidade de tempo e etapas faltantes. Em decorrência das etapas faltantes, foi aplicado um teste estatístico não paramétrico para validar se a falta destas etapas interfere no tempo total do processo. Através das entrevistas foi possível correlacionar as informações com os conceitos e ferramentas Lean Office o que favoreceu esta pesquisa, uma vez que estes conceitos podem ser utilizados dentro de ambiente público. Como resultados da pesquisa, a partir das contribuições teórico-práticas, sugere-se a aplicação dos conceitos Lean, diferente do rotineiro, apresentando mapas com os procedimentos estudados e analisados a fim de contribuir com sugestões de melhorias ao processo, entre elas destacam-se: em relação ao desperdício de tempo, sugere-se a aplicação dos 5S, fluxo contínuo de atividades e a ferramenta célula de trabalho; em relação ao retrabalho, prática comum em determinados setores da instituição, sugere-se a aplicação de treinamentos cujo objetivo é a melhoria contínua e consequentemente a diminuição dos desperdícios encontrados.
Abstract: This study aimed to analyze the flow of amendments to contracts administrative works - Instituto Federal do Amazonas Manaus Campus Zona Leste (IFAM-CMZL), based on the principles and tools Lean Office. This tool comes from the Lean philosophy, Manufacturing, which concerns principles for waste disposal, such as overproduction, inventory, defects, transport, handling and unnecessary waiting. In this sense, this research was motivated to identify waste in the process of issuing an addendum of works of IFAM - CMZL, pointing from the problems identified areas for improvement. This study was conducted in a public education institution whose formal and bureaucratic procedures, need improvement, given the changing market. The method used for this research was deductive and the means for data collection are graded on desk research, interviews, direct observation, field research, literature review and case study. The data collected through the documents were used to build the map of the current state and the total time of each process that showed variability in time and steps missing. Due to the missing steps, we applied a nonparametric statistical test to validate that the lack of these steps affects the total process time. Through interviews it was possible to correlate the information with the concepts and tools Lean Office which favored this research, since these concepts can be used in public environment. The research results from the theoretical and practical contributions, we suggest the application of Lean concepts, different routine, with maps showing the procedures studied and analyzed in order to contribute with suggestions for improvements to the process, among them stand out: against the waste of time, it is suggested applying the 5S, continuous flow of activities and tool work cell, relative to rework - common practice in certain sectors of the institution, it is suggested the application of training aimed at continuous improvement and consequently the reduction of waste found
Palavras-chave: Lean Office
Eliminação de desperdícios
Melhoria Contínua.
Lean Office
Elimination of waste
Continuous Improvement.
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citação: Brito, Zenóbia Menezes de. Lean Office e a melhoria dos serviços: um estudo de caso em uma Instituição Federal de Ensino. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3557
Data de defesa: 14-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
zenobia custodio.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.