???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4088
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008
Autor: Medeiros, Valciney Ramires 
Primeiro orientador: Mourão, Arminda Rachel Botelho
Primeiro membro da banca: Pinheiro, Maria das Graças Sá Peixoto
Segundo membro da banca: Marques, Maria do Perpetuo do Socorro Duarte
Resumo: A formação de professores no Curso de Pedagogia FACED/UFAM foi o objeto de estudo deste trabalho, tendo por foco a sua proposta pedagógica. Fez-se a contextualização da temática tendo como ponto de partida as transformações ocorridas no modo de produção capitalista e consequentemente as discussões desencadeadas acerca da formação do profissional da educação a partir da construção das novas diretrizes para o curso de pedagogia em âmbito nacional. Utilizando-se da técnica de Análise de Conteúdo, a Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia –PPC da FACED/UFAM (2008) foi analisada considerando os elementos selecionados a partir das categorias elencadas, que foram as seguintes: finalidade do Curso de Pedagogia, perfil do licenciado em Pedagogia, professor pesquisador e organização curricular do Curso de Pedagogia FACED/UFAM. Tais categorias puderam demonstrar que os debates acerca da formação do educador foram contemplados no novo Projeto Político Pedagógico, mas que necessita avançar na relação teórico-prático, haja vista, a presença marcante do modo de pensar o processo educacional de forma fragmentada, oficializadas na organização curricular por disciplinas, muitas vezes sem relação entre si. O novo Projeto foi considerado nas análises como avanço e ao mesmo tempo um retrocesso teórico-metodológico, mostrando as contradições existentes no fazer pedagógico.
Abstract: The teacher training in Pedagogy Course FACED / UFAM was the object of study of this work. Where you can make a contextualization of the subject having as starting point the changes occurring in the capitalist mode of production and consequently triggered discussions about the training of education professionals from the construction of the new guidelines for the pedagogy course nationwide. Utilizing the technique of content analysis, the Pedagogical Proposal of FACED / UFAM (2008) was analyzed considering selected elements from the categories listed, which were the following: Purpose of the pedagogy Course, Profile Degree in Pedagogy, teacher researcher and Curriculum Organization of the Pedagogy Course FACED / UFAM. Such categories can demonstrate that debates about teacher training were contemplated by the new political pedagogical project. But it needs to advance in theoretical and practical relation, considering, the strong presence of way of thinking the educational process in a fragmented form, formalized in curriculum organization by disciplines, often unrelated. The new project was considered in the analysis and advancement as both a theoretical setback, showing the contradictions in pedagogical practice.
Palavras-chave: Reestruturação produtiva
Proposta Pedagógica
Formação de Professores
Curso de Pedagogia
Productive restructuring
Proposal Teaching
Teacher Training
Pedagogy Course
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: MEDEIROS, Valciney Ramires. Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008. 2014. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4088
Data de defesa: 23-Sep-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Valciney Ramires Medeiros.pdfDissertação - Valciney Ramires Medeiros.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.