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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4089
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de Artes nas escolas Municipais de Manaus e aspectos históricos, políticos e educacionais: contextos e perspectivas em tempos de inclusão.
Autor: Sousa, Kledson Rocha 
Primeiro orientador: Matos, Maria Almerinda de Souza
Primeiro membro da banca: Oliveira, Selma Suely Baçal de
Segundo membro da banca: Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de mestrado do programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas, que tem por objetivo, analisar os contextos históricos, políticos e educacionais voltados para o ensino de Artes, visando à compreensão das políticas educacionais adotadas na Rede Municipal de Educação de Manaus/AM, em tempos de inclusão. Com isso, entende-se que na trajetória do ensino até os dias atuais, foram necessárias várias alterações na prática escolar e até mesmo na legislação. Frente a essa realidade, resta identificar se o ensino atual e as políticas públicas e de governo tem correspondido ao que deve ser tomando como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Plano de Desenvolvimento da Educação, contextualizando assim os aspectos históricos, políticos e educacionais do ensino da arte, no município de Manaus/AM, buscando entender como aconteceu a nova reestruturação curricular aprovada pelo Conselho Municipal de Educação com a resolução nº 09 de 17 de dezembro de 2009. As referencias mostram os rumos das políticas públicas para o ensino e suas conquistas durante a história e que expressam preocupações com o ensino da Arte no Brasil e a formação do professor de Artes frente à rapidez das mudanças deste final de milênio. O tratamento dos resultados da pesquisa terá como base no método dialético, tendo como coleta de dados à pesquisa bibliográfica efetivada através da análise documental. Dessa forma, busca-se a partir da interpretação e entendimento da legislação educacional e da contextualização do ensino de Artes, apontar perspectivas de inclusão possibilitada por uma necessária reestruturação curricular do ensino de Artes nas escolas municipais de Manaus-Amazonas. Buscou-se apresentar o cenário da educação em Artes no município de Manaus/AM a partir do Resolução nº 09/2009 que reestruturou a matriz curricular da educação básica sob a luz da legislação vigente aprovado pelo Conselho Municipal de Educação onde mais de 600 professores ficaram extralotados. Destacam-se, entre outros, os dados mais significativos: 18% dos professores de Artes, hoje estão atuando como professores de Educação Infantil; 13% estão atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 13% atuam como administrativo; 13% estão como gestores e; 8% como apoio pedagógico.
Abstract: This paper presents the results of the research master's program in Graduate Education, Federal University of Amazonas, which aims to analyze the historical, political and educational devoted to the teaching of arts in order to understand the educational policies adopted in the Municipal Education Manaus / AM, in time for inclusion. With this, it is understood that the teaching path to the present day, it took several changes in school practice and even in legislation. Facing this reality, it remains to identify the current education and public policy and government has to be matched to the reference to the Law of Guidelines and Bases of National Education No. 9.394/96, the National Curriculum and Development Plan Education, thus contextualizing the historical, political and educational teaching art in the city of Manaus / AM, trying to understand how it happened the new curriculum restructuring approved by the City Board of Education with the Resolution No. 09 of December 17, 2009. The references show the development of public policies for education and their achievements throughout history and expressing concerns about the teaching of art in Brazil and teacher education Arts opposite the rapidity of change of this end of the millennium. The processing of search results will be based on the dialectical method, with the data collection research literature effected through documentary analysis. Thus, looking up from the interpretation and understanding of educational legislation and contextualization of teaching arts, point inclusion perspectives made possible by a necessary restructuring of arts education curriculum in public schools in Manaus-Amazonas. Sought to present education scenario in Arts in Manaus / AM from the decree No. 09/2009 which restructured the curriculum of basic education in the light of the legislation approved by the Municipal Council of Education where over 600 teachers were extralotados. Stand out, among others, the most significant data: 18% of teachers of Arts, are now acting as kindergarten teachers, 13% are working in the first years of elementary school, 13% act as administrative, 13% are managers as and, 8% as pedagogical support.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Ensino de Artes
Inclusão
Currículo
Public Policy
Education Arts
Inclusion
Curriculum
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: SOUSA. Kledson Rocha. O ensino de Artes nas escolas Municipais de Manaus e aspectos históricos, políticos e educacionais: contextos e perspectivas em tempos de inclusão. 2013. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4089
Data de defesa: 2-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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