???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4107
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O PROEJA nos campi do IFAM da cidade de Manaus: um olhar sobre a trajetória da formação profissional.
???metadata.dc.creator???: Silva, Sara Carneiro da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Selma Suely Baçal de
???metadata.dc.description.resumo???: Educação de Jovens e Adultos – EJA é constituída por uma enorme diversidade. Diante desse contexto peculiar e da implantação e implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA a partir de 2006, foi despertado o interesse na realização desta pesquisa pretendendo verificar: Que perspectivas e expectativas o PROEJA tem gerado aos discentes de seus cursos nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM da cidade de Manaus? Qual a visão dos docentes partícipes do PROEJA, bem como dos gestores e coordenações afins dos campi de Manaus em relação a implementação do programa? Quais contribuições geradas pelo PROEJA para elevação da escolaridade com profissionalização ao público da EJA? Para o êxito da investigação, buscou-se desenvolver uma pesquisa de campo qualitativa, que estivesse assentada num modelo dialético de análise, incidindo, assim, na identificação das diversas nuances do objeto, por meio de uma abordagem descritivo-exploratória, propiciando a observação, registro, análise e correlação dos fatos ou fenômenos de forma dinâmica a fim de descobrir as relações existentes entre seus elementos componentes. Foram utilizados para a coleta de informações vários instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Apesar de todas as intempéries comuns ao público da EJA, o PROEJA tem gerado perspectivas a um reduzido número de indivíduos que concluíram as etapas de formação. Quanto ao olhar docente e da gestão sobre o programa, mesmo diante do compromisso extremado de alguns, prevalece a visão deturpada e preconceituosa, resultante de uma concepção de ensino elitizado comum às instituições de educação profissional. Em relação às contribuições geradas pelo PROEJA para elevação da escolaridade com profissionalização de jovens e adultos, percebeu-se que ocorre por caminhos tortuosos, não beneficiando diretamente, em sua maioria, o público alvo proposto inicialmente pelo programa, mas atingindo efetivamente o público da EJA, demonstrando que essa demanda continua driblando as adversidades que lhe atinge, persistindo no resgate ao direito à educação, que lhe foi sempre tão negado historicamente. Observou-se, ainda, que a implementação do programa em questão, tem ocorrido em terreno extremamente contraditório, apontando que esse tipo ação governamental tem como preocupação prioritária a melhoria das estatísticas educacionais, buscando participar da hegemonia econômica mundial. Essa postura apresenta-se claramente na crescente possibilidade de concretização do PROEJA vir a ser implementado, a partir de 2013, pelo PRONATEC. Dessa maneira pretendeu-se revelar a trajetória da formação profissional ofertada pelo PROEJA nos campi do IFAM da cidade de Manaus.
Abstract: The Education for Youth and Adults ( EJA ) consists of a huge diversity of aspects that compose it. Given this peculiar context and the deployment and implementation of the National Programme for the Integration of Vocational Education in the Basic Education on the gender of Education Youth and Adults ( PROEJA ) from 2006 , was raised interest in this research intends to verify : What prospects the PROEJA has been generating student’s demand for its courses on the campuses of the IFAM in Manaus ? What is the vision of the PROEJA’s participating instructors, as well as the management and coordination of the campuses of Manaus in relation to implementation of the program? What are the contributions generated by PROEJA for the upliftment of education in the public professionalization of EJA? For successful research, we sought to develop a qualitative field research, which was based on a model of dialectical analysis, focusing thereby on the identification of the various facets of the object by means of a descriptive and exploratory approach, allowing the observation, recording, analysis and correlation of facts or phenomena accurately in order to discover the relationships between its components. Were used to collect information several instruments: questionnaires, structured interviews, participant observation and document analysis. Despite all the elements common to the public of the EJA, the PROEJA has generated multiple perspectives on a number of individuals who, as research reveals, has been reduced. Concerning the interpretation and teaching of management about the program, even before the strong commitment of some of these, the prevailing view is biased and prejudiced as a result of an educational establishment elitist common to professional education institutions. Regarding the contributions generated by PROEJA to increased schooling professionalization of young people and adults, realized that occurs by crooked ways, not directly benefiting mostly the audience initially proposed by the program, but effectively reaching the public EJA, demonstrating that this demand continues dodging adversity hits them, persisting in the rescue of his right to education, which was always so historically denied. It was observed also that the implementation of this program has been extremely inconsistent on land, so biased, pointing out that such government action has the priority concern the improvement of educational statistics, seeking to participate in the global economic supremacy. This attitude shows up clearly in the growing possibility of realizing the PROEJA come to be implemented from the current year, by PRONATEC. In this way it was intended to reveal the trajectory of vocational education offered by PROEJ’s path at the IFAM campuses in the city of Manaus.
Keywords: Escolaridade
Educação Profissional
EJA
PROEJA
Education
Vocational education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Sara Carneiro da. O PROEJA nos campi do IFAM da cidade de Manaus: um olhar sobre a trajetória da formação profissional. 2013. 274f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4107
Issue Date: 18-Dec-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Sara Carneiro da Silva.pdfDissertação - Sara Carneiro da Silva.pdf9.83 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.