???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4109
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: História de professores/as do ensino médio: formação na/com a prática.
???metadata.dc.creator???: Brito, Maria do Socorro Santos de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Moraes, Ana Alcídia de Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral deste estudo foi compreender, através de narrativas orais, como e onde são construídos saberes necessários à prática de docentes do ensino médio, que atuam em duas escolas públicas estaduais da zona norte, no município de Manaus. A temática sobre formação de professores se apoiou em abordagem teórico-prática, na perspectiva da história de vida que tem se constituído interesse de estudos para vários autores (NÓVOA, 1992; MORAES, 1996; BOLIVAR, 2002; SOUZA, 2006; entre outros). O cenário educacional tem sido espaço de amplas discussões sobre o tema da formação docente apontada como prioridade na busca pela qualidade do ensino. Ações/iniciativas de muitos docentes têm sido consideradas pontos primordiais para a construção de saberes nesse mesmo espaço, as quais fazem emergir melhorias e transformações nas práticas desses profissionais. Ouvir docentes de diferentes gerações na atuação docente; valorizar trajetórias de vida, dando vez e voz que reflitam os saberes construídos ou em construção na e com a prática docente; evidenciar em que espaço e momentos essa construção ocorre; se as trocas de experiências vivenciadas dentro e fora da sala de aula representam base para a autoformação e se influenciam na formação de seus pares, foram as ações direcionadoras desta pesquisa. Sete (7) professores que atuam em diferentes áreas do conhecimento foram selecionados, sendo três (3) escolhidos aleatoriamente e quatro (4) de forma proposital, pelo trabalho que estes já vêm realizando ao longo de suas carreiras. Os critérios para a seleção dos participantes foram: disponibilidade de tempo para participar da pesquisa e; estar atuando na docência no ensino médio, em diferentes fases (tempo de serviço). Os docentes selecionados atuam em duas escolas da rede estadual de ensino, situadas na mesma comunidade, denominadas neste trabalho, de Escola Alfa e Escola Beta. Trata-se, pois, de uma pesquisa de campo cujos instrumentos de coleta foram os relatos orais individuais e coletivos, gravados e transcritos. Os relatos considerados significativos foram organizados em categorias temáticas, criadas na tentativa de responder as questões norteadoras da pesquisa (ver introdução deste estudo). Os resultados evidenciam as narrativas de vida como valiosas possibilidades de reflexão sobre a prática docente, mobilizando diversos saberes necessários à prática docente. Nas narrativas da história singular e da coletiva ficou claro que, no contexto da escola e da sala de aula, são realizadas ações que transformadas em experiências significativas, trocadas entre os pares, constituem-se bases sólidas para processo de formação e autoformação docente, o que possibilita ao professor entender-se e reconhecer-se como um dos responsáveis pela continuidade da sua formação profissional, ponto relevante para melhorias no trabalho docente.
Abstract: The objective of this study was to understand, through oral narratives, how and where knowledge is constructed in the practice of teachers in high school, working in two state schools in the northern zone in the city of Manaus. The theme for the training of teachers relied on theoretical and practical approach in view of the history of life that has made studies of interest to several authors (NÓVOA, 1992; MORAES, 1996; BOLIVAR, 2002; SOUZA, 2006; among others). The educational scenario space has been extensive discussions on the theme of teacher education identified as priority in the search for quality education. Actions/initiatives, many teachers have been considered key points about the construction of knowledge in that space, which bring out improvements and changes in the practices of these professionals. Listening to teachers of different generations in educational performance, value life trajectories, time and giving voice to reflect the knowledge built or under construction in and with the teaching practice show that space and time that construction occurs if the exchange of experiences within and outside the classroom represent a basis for self-training and influence in the formation of their peers, were driving the actions of this research. Seven (7) teachers working in different fields were selected, three (3) randomly selected and four (4) in a deliberate, for the work they already have performed throughout their careers. The criteria for selection of participants include: the availability of time to participate and, be acting as a teacher in high school, at different stages (service time). The selected teachers working in two schools in the state schools, located in the same community, called in this work, School and College Alpha Beta. It is, therefore, a field whose data collection instruments were the individual and collective oral histories, recorded and transcribed. The reports were considered significant organized into thematic categories, created in an attempt to answer the questions guiding the research (see introduction to this study). The results show the life narratives as valuable opportunities for reflection on teaching practice, mobilizing diverse knowledge necessary for teaching. In the narratives of individual and collective history was clear that in the context of school and classroom, actions are taken that turned into meaningful experiences exchanged among peers, constitute a solid basis for the formation and self-education teacher, the which enables the teacher to understand and recognize as the one responsible for continuity of training, relevant point to improvements in teaching.
Keywords: Histórias de formação
Trajetória profissional
Docência
Ensino Médio
Stories of training
Professional Career
High School
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: BRITO, Maria do Socorro Santos de. História de professores/as do ensino médio: formação na/com a prática. 2011. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4109
Issue Date: 26-Sep-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Maria do Socorro Santos.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.