???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4130
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
???metadata.dc.creator???: Dolzane, Maria Ione Feitosa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Castro Júnior, Alberto Nogueira de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo cartográfico desenvolvido no período entre 2012 a 2014, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, com o objetivo de mapear e discutir as práticas pedagógicas realizadas em ambiente aberto com auxílios de mediadores tecnológicos. Mais precisamente a pesquisa apresenta a carta cartografada do caminho realizado por um Programa de Formação de Professores, o PNAIC, desenvolvido nesse formato de gestão aberta com o auxilio de mediadores tecnológicos e aponta para novas práticas que reconfiguram o papel das instituições de ensino no que se refere à gestão de programas de formação a partir do uso de Tecnologias de Comunicação Digital, as TCD‟s, permitindo um trabalho transparente e participativo das ações a partir da gestão aberta em plataformas digitais.
Abstract: The current work presente the cartographic study‟s result developed during the period between 2012 and 2014, at Education College of Amazonas Federal University, in order to map and discuss the pedagogical practices performed in a open environment with the aid of technological mediators. More accurately, the research presents the cartographic letter of the performed way by a training teachers program, known as PNAIC, developed in this open management format with the aid of technological mediators and points to new practices that reconfigure the educational institute function with regard of the training programs management through the use of Digital Communication Technologies, allowing a transparent e participative work of the actions through the digital platforms open management.
Keywords: Gestão aberta
Plataforma digital
Práticas pedagógicas
Cartografia
Open management
Digital platforms
Pedagogical practices
Cartography
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores. 2015. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4130
Issue Date: 27-Feb-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Maria Ione Feitosa Dolzane.pdfDissertação - Maria Ione Feitosa Dolzane.pdf2.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.