???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4153
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Davi Viana dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9297257833779277por
dc.contributor.advisor1Conte, Tayana Uchôa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6682919653508224por
dc.contributor.advisor-co1Souza, Cleidson Ronald Botelho de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6490014244112888por
dc.date.issued2014-03-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Davi Viana dos. Facilitando a aprendizagem organizacional em melhoria de processo de software. 2014. 454 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4153-
dc.description.resumoRealizar melhorias nos processos de software é uma atividade constante em organizações de software para aumentar a qualidade dos seus produtos. Essas organizações partem da premissa que a qualidade do software pode ser elevada devido ao aumento da qualidade do processo de desenvolvimento. Contudo, é preciso criar estratégias que institucionalizem a melhoria contínua dos processos e utilizem os esforços de forma adequada. Essas melhorias envolvem diversos conhecimentos que podem ser novos para os membros da organização. Além disso, a melhoria de processos não deve ser vista como esforço único, mas sim como algo evolutivo necessitando, assim, de constante aprendizagem por toda a organização. A aprendizagem é um processo de aperfeiçoar ações por meio de compreensão e conhecimento, ampliando os conhecimentos existentes. Adicionalmente, a Aprendizagem Organizacional consiste em uma série de interações entre a adaptação no nível individual (ou de subgrupo) e adaptação no nível organizacional. A questão de pesquisa que norteia este trabalho é: “Como facilitar a Aprendizagem Organizacional visando à Melhoria de Processo de Software?”. Para responder esta questão, foram realizadas investigações da prática em organizações envolvidas com melhorias de processo de software e investigações do estado da arte buscando evidências experimentais da ocorrência da Aprendizagem Organizacional e da Gerência do Conhecimento. Como resultado, esta tese apresenta a definição do Framework KL-SPI (Knowledge and Learning to Facilitate Software Process Improvement) que contém componentes para facilitar diagnóstico e aplicação da Aprendizagem Organizacional e Gerência do Conhecimento em organizações de software que buscam melhorar seus processos.por
dc.description.abstractSoftware Process Improvements are frequent activities in software organizations that are willing to increase the quality of their software products. Such organizations believe that software process improvements can serve as a way for improving software quality. Nevertheless, it is necessary to create strategies in order to establish the continuous process improvement and it is necessary to apply efforts in an adequate way. These improvements involve a lot of knowledge that can be new to software practitioners. Additionally, the process improvements need continuous learning by the whole organization rather than by only a few practitioners. Learning is a process to improve people’s actions through comprehension and knowledge, expanding the existing knowledge. The Organizational Learning composes a set of interactions between knowledge adaptation at the individual level (or subgroups) and knowledge adaptation at the organizational level. In that context, the research question that guides this work is: How can we facilitate the organizational learning in software process improvements? To answer our research question, we performed: (a) investigations in organizations engaged in software process improvements and (b) state-ofart investigations looking for empirical evidences regarding organizational learning and knowledge management. As a result, this thesis presents the definition of the KL-SPI (Knowledge and Learning to Facilitate Software Process Improvement) Framework. The KL-SPI framework assists in diagnosing and improving the organizational learning and knowledge management in software process improvements.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/9940/Tese%20-%20Davi%20Viana%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenharia de softwarepor
dc.subjectProcesso de softwarepor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subjectSoftware engineeringeng
dc.subjectSoftware Processeng
dc.subjectOrganizational Learningeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpor
dc.titleFacilitando a aprendizagem organizacional em melhoria de processo de softwarepor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Davi Viana dos Santos.pdfTese - Davi Viana dos Santos64.77 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.