???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4207
Tipo do documento: Dissertação
Título: A linguagem visual do livro didático
Autor: Teixeira, Narle Silva 
Primeiro orientador: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a linguagem visual do livro didático, entendida como toda a expressão e organização do conteúdo escolar por meio dos elementos visuais básicos (ponto, linha, plano, cor, volume e textura) incluindo fotografias. Pesquisamos sobre o comportamento desta linguagem nos livros didáticos do 4° ano do Ensino Fundamental da Coleção Projeto Pitanguá, tendo como premissa o entendimento de que a linguagem apresentada pelo livro tem interferência direta no processo de formação do conhecimento pela criança e em sua dinâmica de aprendizagem. Para a realização da pesquisa de observação direta nos livros usamos a técnica de análise de conteúdo a partir do método de categorização por caixas de Bardin (2006), em que por leitura prévia são definidas as categorias e durante a observação as unidades de registros vão sendo classificadas de acordo com tais prédefinições. A análise caracterizou-se como quanti-qualitativa por trabalharmos tanto com o registro de freqüência como com a leitura qualitativa dos dados registrados no intuito de mapearmos um perfil gráfico dos livros e, ao mesmo tempo, analisarmos os possíveis efeitos da linguagem visual presente. A pesquisa teve como quadro teórico a compreensão da epistemologia genética de Piaget e das técnicas de composição do design gráfico que, por sua vez, consideraram a Teoria da Gestalt como organizadora de uma composição visual. Os dados da pesquisa empírica são apresentados em dois momentos: num primeiro, destacamos algumas análises qualitativas de imagens e atividades dos livros de acordo com a categorização da pesquisa, e num segundo momento, são apresentados os quadros dos registros quantitativos dos recursos visuais empregados nos livros, tornando possível realizar várias leituras como, por exemplo, a utilização maior das imagens fotográficas e ilustrações no livro de Língua Portuguesa e a tendência à baixa pregnância no livro de Matemática. Ao fim das análises, foi possível pontuar a predominância das diferentes estratégias de comunicação pelos livros, identificar os estilos de ilustrações empregados e fazer inferências sobre a importância desta linguagem num contexto mais amplo da educação, incluindo a observação dos papéis dos diferentes atores desse processo.
Abstract: This search presents as theme the visual language of school-books, perceived as all the expression and organization of the school contents through the basic visual elements (point, line, volume and texture) including photographies. We did the search about the performance of this language in the school-books on the fourth year of Elementary School of the Pintanguá Project Collection, having as premise the following understanding: the language shown in the school-book has a direct interference in the knowledge formation of the student and his learning dynamics. To do the direct observation search on the books, we used the contents analysis technique starting on the category methods by boxes of Bardin (2006), in that one for previous reading they are defined the categories and during the observation the register units are classified according to that of pre-definitions. The analysis is quantitative and qualitative because we worked with both frequency registers and the qualitative analyzing of the registered data, having the intuit of mapping a graphic profile of the books and, at the same time, analysis the possible effects of the present visual language. The search had as theoretical framework the comprehension of Piaget´s genetic epistemology and graphic design composition techniques based on the Gestalt Theory as an organizer of a visual composition. The empirical search data are presented in two moments: the first one has some image qualitative analysis and the books activities according to the category of the search; the second moment presents the list of quantitative of visual resources shown by the books in such a way that we could realize several interpretations, for example, the larger utilization of photographies and pictures in the Portuguese Language book and tendency to not much pregnance in the Mathematics book. In the end of the analysis it was possible to punctuate the predominance of different strategies of communication used by the books, to indentify the illustrations styles used in the books and to do inferences about the importance of the visual language in a context of education, including the observation of the different actors in this process.
Palavras-chave: Livro Didático
Linguagem Visual
Construção do Conhecimento
Formação da Criança
School-Books
Visual Language
Knowledge Construction
Children Formation
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: TEIXEIRA, Narle Silva. A linguagem visual do livro didático, 2008. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4207
Data de defesa: 6-Oct-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Narle Silva Teixeira.pdfDissertação - Narle Silva Teixeira.pdf19,89 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.