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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mercado Adolpho Lisboa: cheiros, sons e imagens, uma abordagem simbólica
Autor: Silva, Ronaldo Tavares da 
Primeiro orientador: Nogueira, Ricardo José Batista
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o Mercado Adolpho Lisboa enquanto “lugar” das interações de diversos agentes e, como tal, constituinte da “paisagem cultural” da área portuária de Manaus. Paisagem cultural entendida dentro da concepção da “Nova Geografia Cultural”, que percebe a paisagem com um texto a ser lido e, que apresenta aspectos, tanto subjetivos quanto objetivos. No primeiro capítulo trabalhar-se-á o Mercado Adolpho Lisboa a partir do conceito de espaço vivido dos permissionários. O mercado como palco das relações inter-pessoais entre os homens que lá se encontram. O espaço dos sentimentos onde há criação de cultura, ou seja, o mercado cultural, elo do urbano com seu entorno. No segundo capítulo a ênfase dar-se-á na dinâmica da paisagem cultural do Mercado a partir da percepção de mundo dos permissionários e da História do próprio Mercado. Este se insere na paisagem portuária de Manaus e é um lugar dos fluxos dos “homens lentos” e, como tal, lugar de cultura popular, lugar de rede de “solidariedade”. Já no terceiro e último capítulo a ênfase dar-se-á aos relatos dos permissionários como componente da paisagem cultural assim como na percepção do Mercado como objeto simbólico. Os relatos vão ser coletados de forma direta através de entrevistas com agentes do Mercado e, também, através de entrevistas dadas pelos permissionários para jornais de grande circulação da cidade de Manaus. A história do Mercado é rica em fatos e acompanha os principais momentos da vida social de Manaus. Tais fatos são narrados por quem os vive a partir da subjetividade do momento. Muitas vezes, os fatos históricos são criações intencionais visando uma auto-afirmação de identidade. Sendo assim, este trabalho procurar-se-á fortalecer os aspectos culturais, materiais e imateriais, construídos pelos agentes que vivem o seu cotidiano dentro das paredes do Mercado Municipal Adolpho Lisboa.
Abstract: Este trabajo tiene por objetivo analizar el Mercado Aolpho Lisboa como lugar de las interacciones de diversos agentes, y como tal, contituyente del “paisaje cultural” del área portuária de Manaus. Paisaje cultural entendido dentro de la concepción de la “Nueva Geografia”, que percibe el paisaje com un texto a ser leído y que presenta aspectos, tanto subjetivos como objetivos. El primer capítulo de esta pesquisa va a trabajar el Mercado Adolpho Lisboa a partir del concepto de espacio vivido de los permisionarios. El Mercado como escenario de relaciones interpersonales entre los hombres que allá se encuentran. El espacio del os sentimientos donde hay creación de cultura, o sea, el mercado cultural, unión de lo urbano com su ambiente. Em el segundo capítulo la énfasis va a ser dada em la dinâmica del paisaje cultural del Mercado a partir de la percepción de mundo de los permisionarios y de la Historia del próprio Mercado. Este se insiere en el paisaje portuario de Manaus y es um lugar de los flujos de los “homens lentos” y, como tal, lugar de cultura popular, lugar de “red de solidariedad”. Ya en el tercer y último capítulo, el énfasis va a ser dado a los relatos de los permisionarios que forman parte del paisaje cultural, así como em la percepción del Mercado como objeto simbólico. Los relatos van a ser colectados de forma directa, a través de entrevistas con agentes del Mercado y también a través de entrevistas dadas por los permisionarios para periódicos de gran circulación de la ciudad de Manaus. La Historia del Mercado es rica en hechos y acompaña los principales momentos de la vida social de Manaus. Tales hechos están narrados por quienes los vivencia a partir de la subjetividad del momento. Muchas veces, los hechos históricos son creaciones intencionales visando uma autoafirmación de identidad. Siendo así, este trabajo busca fortalecer los aspectos culturales, materiales e inmateriales, construídos por los agentes que viven su cotidiano de lãs paredes del Mercado a Adolpho Lisboa.
Palavras-chave: Mercado Adolpho Lisboa
Paisagem cultural
Geografia humana
Mercados - Arquitetura
Espaço - Percepção - Amazônia
Área(s) do CNPq: OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citação: SILVA, Ronaldo Tavares da. Mercado Adolpho Lisboa: cheiros, sons e imagens, uma abordagem simbólica. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4277
Data de defesa: 22-Aug-2008
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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