???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNogueira, Wilson de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5050275095691550por
dc.contributor.advisor1Costa, Selda Vale da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6121537994767311por
dc.date.issued2013-06-28-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Wilson de Souza. A espetacularização do imaginário amazônico no boi-bumbá de Parintins. 2013. 244 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4319-
dc.description.resumoAs mudanças ocorridas nas práticas culturais, desde o surgimento das novas tecnologias da informação e comunicação, principalmente a partir dos anos de 1990, quando se prenuncia a possibilidade de horizontalização das mídias, suscitam debates e estudos sobre os impactos que elas podem provocar na sociedade. No macrocosmo é bem provável que essa movimentação – ou agitação – signifique apenas mais uma astuciosa jogada do capital para manter as aparências sobre a realidade. No microcosmo, porém, é possível existirem forças que, mesmo sob a influência da fetichização da vida, produzem fenômenos socioculturais para superar as aparências e gerar mudanças. Os bois-bumbás de Parintins, mesmo na sua versão espetacular, utilizam-se das expressões artísticas e do imaginário regional para destacar – e até denunciar –questões fundamentais da diversidade social e biológica da Amazônia. A finalidade desta narrativa é contribuir com a compreensão das festas populares amazônicas para além da efemeridade do espetáculo.por
dc.description.abstractThe changes in cultural practices since the emergence of new information and communication technologies, particularly since the 1990s, when it foreshadows the possibility of flattening OF the medias, raised discussions and studies about the impact they cause in society. In macrocosm, it is likely that this movement – or shaking – means just another crafty move of the capital to keep up appearances about reality. In microcosm, however, it is possible that there are forces, even under the influence of LIFE’S fetishization produces sociocultural phenomena overcome appearances and create changes. The Bois-Bumbás of Parintins, even in its spectacular version, is used the REGIONAL artistic expression and imagination to highlight – and even denounce – the fundamental questions of social and biological diversity of the Amazonia. The purpose of this narrative is to contribute to the understanding of festivals Amazonian beyond the ephemerality of the show.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7924/Tese%20-%20Wilson%20de%20Souza%20Nogueira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBoi-Bumbá de Parintinspor
dc.subjectEspetáculo midiáticopor
dc.subjectFestas popularespor
dc.subjectImaginário amazônicopor
dc.subjectMedia spectacleeng
dc.subjectPopular festivalseng
dc.subjectAmazon imaginaryeng
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleA espetacularização do imaginário amazônico no boi-bumbá de Parintinspor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Wilson de Souza Nogueira.pdfTese - Wilson de Souza Nogueira8.39 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.