???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4601
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes Júnior, Rogério Jacinto de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5695777219579869por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847por
dc.contributor.referee1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.referee2Prata, Roberto Antônio Cordeiro-
dc.contributor.referee3Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.date.issued2015-05-15-
dc.identifier.citationMORAES JÚNIOR, Rogério Jacinto de. Enumerabilidade e Não Enumerabilidade de conjuntos: uma abordagem para o Ensino Básico. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4601-
dc.description.resumoNeste trabalho abordaremos alguns assuntos tratados brevemente durante o curso de graduação tais como enumerabilidade e não enumerabilidade de conjuntos, cardinalidade e outros assuntos correlatos. Apresentaremos um pequeno aparato histórico que deram origem a esses problemas, assim como as pessoas que lançaram conhecimento sobre tais temas. O objetivo é apresentar sucintamente aos professores do ensino básico suporte para as aulas, dando a oportunidade do professor ter mais segurança quando trabalhar com conjuntos numéricos. Também servirá como elemento motivacional tanto para professores como para os alunos interessados, pois trata de assuntos curiosos e atiçadores para quem gosta de estudar matemática, como comparar a cardinalidade de conjuntos infinitos, a infinidade de números transcendentes e sua dificuldade de determiná-los e outros assuntos que são de grande riqueza de pesquisa na matemática moderna. Dessa forma pensamos estar contribuindo para o aperfeiçoamento de professores e alunos do ensino básico.por
dc.description.abstractIn this dissertation we discuss briefly some issues quickly treated during the undergraduate course such as countable and uncountable sets, cardinality and other related subjects. We will present a brief historical review of the facts that gave rise to these problems, as well as people who have developed knowledge on these issues. The purpose of this report is succinctly present a direction to the Basic Education teachers for their classes, giving the opportunity to teachers to have more confidence when working with numerical sets and functions on these sets. It will also be used as a motivational element to the theoretical approach, or this associated with the problems that gave rise to such issues, both for teachers, and for students and scholars interested, because these are curious and intriguing subjects for those which enjoy studying mathematics of such subjects that are, of some kind, advanced or abstract. Among others, we can assign the comparison of cardinality of infinite sets, demonstrating that sets of racional numbers and the algebraic numbers are countable, and the real numbers and the transcendental numbers are uncountable, and besides, we show the cardinality of other interesting sets that are of great value to research in modern mathematics. Thus we think we are contributing to the improvement of teachers and students of Basic Education.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11225/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Rog%c3%a9rio%20Jacinto%20de%20Moraes%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11955/Rog%c3%a9rio%20Jacinto%20de%20Moraes%20Junior.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino aprendizagem - Matemáticapor
dc.subjectEnumerabilidade e Não enumerabilidadepor
dc.subjectCardinalidadepor
dc.subjectHipótese do Contínuopor
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectCountable and Non-countableeng
dc.subjectCardinalityeng
dc.subjectThe Continuum Hypothesiseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleEnumerabilidade e não enumerabilidade de conjuntos: uma abordagem para o ensino básicopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rogério Jacinto de Moraes Junior.pdfDissertação1.38 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.