???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Tacildo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2603366101703772por
dc.contributor.advisor1Pinto, Alfredo Wagner Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4038326955385773por
dc.contributor.referee1Cruz Neto, João Xavier da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9936034232663152por
dc.contributor.referee2Bitar, Sandro Dimy Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9242299183536872por
dc.date.issued2014-05-02-
dc.identifier.citationARAÚJO, Tacildo de Souza. Números complexos e cônicas. 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4755-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo utilizar a estrutura geométrica dos números complexos para classificar as cônicas , mesmo quando estas não têm seus eixos paralelos aos eixos coordenados do plano, e determinar seus elementos através de uma equação envolvendo termos quadráticos e lineares da variável complexa Z. Com a finalidade de cumprir o objetivo proposto, elaborou-se uma sequência didática que aborda todos os recursos necessários para esse fim. Desse modo, espera-se que esse trabalho contribua para a melhoria do ensino-aprendizagem de cônicas, por meio de números complexos, e possivelmente servir de elemento motivador para alunos e professores que busquem aprimorar seus conhecimentos nos respectivos assuntos.por
dc.description.abstractThis study aims to use the geometric structure of complex numbers to classify the conical , even when they do not have their axes parallel to the coordinate axes of the plan , and determine its elements through an equation involving quadratic and linear terms of complex variable Z. With in order to attain the proposed objective , drew up a didactic sequence that covers all the necessary resources for this purpose. Thus , it is expected that this work will contribute to the improvement of teaching and learning conical through complex numbers, and possibly serve as a motivator for students and teachers that seek to improve their knowledge in their subjects.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11373/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tacildo%20de%20Souza%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNúmeros complexos - Estrutura geométricapor
dc.subjectSequência didática - Matemáticapor
dc.subjectEnsino de cônicaspor
dc.subjectEnsino-aprendizagem - Matemáticapor
dc.subjectComplexos e Cônicaspor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleNúmeros complexos e cônicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Tacildo de Souza Araújo.pdfDissertação - Tacildo de Souza Araújo5.47 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.