???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4894
Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação corporativa e seu reflexo na melhoria da produtividade: um estudo de caso no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico - INDT
Autor: Hajoj, Iyad Amado 
Primeiro orientador: Frota, Cláudio Dantas
Resumo: As empresas contemporâneas enfrentam desafios constantes em seu cotidiano para obter meios de otimizar sua produtividade. Os profissionais da área de engenharia da produção buscam a todo o momento desenvolver programas e ações que garantam a manutenção da produtividade total das empresas. Um dos principais obstáculos enfrentados por esses profissionais dentro das organizações, estão a falta de conhecimento em novas práticas e processos, novas tecnologias que surgem, entre outros. Assim, o objetivo geral da pesquisa intitulada “A educação corporativa e seu reflexo na melhoria da produtividade: um estudo de caso no INDT” se centrou na descrição do conceito e características mais evidentes da educação corporativa, e os resultados obtidos pela empresa INDT – Instituto de Desenvolvimento Tecnológico com sua aplicação. O INDT é uma organização de pesquisa e desenvolvimento independente e sem fins lucrativos, fundada inicialmente pela Nokia, atualmente tendo como mantenedora a Microsoft e focada na geração de novos conceitos, produtos e soluções para as áreas relacionadas com tecnologias móveis e Internet. O estudo de caso, calcado na pesquisa bibliográfica e documental, obtidas em fontes primárias e secundárias a partir dos documentos fornecidos pelo referido Instituto, consistiu na metodologia empregada no trabalho, centrando-se, assim nesta empresa o desenvolvimento de todo o estudo. Após coletar os dados, estes foram analisados, verificando-se os resultados considerados como positivos ao empregar a educação corporativa para desenvolver e mapear habilidades e competências dos colaboradores, referendados pelos prêmios, certificações e patentes que foram registradas e aquinhoadas pelo INDT; não obstante, visualizou-se a positividade nas atividades que geram conhecimento e inovações na área tecnológica com a aplicação da educação corporativa na organização. Ao final, sugeriu-se a criação de um modelo de universidade corporativa baseada na experiência desenvolvida pela UNIBRAD (Universidade Corporativa Bradesco), repensando-se a governança, mas aproveitando os recursos já implantados. Os resultados explorados e visualizados nos gráficos demonstraram os ganhos na produtividade com a aplicação e o desenvolvimento da educação corporativa no INDT e como essa empresa brasileira de Tecnologia da Informação (TI) se apresenta para o mercado como excelente oportunidade para se trabalhar com criatividade e envolvimento, constatando-se, porém, que ainda é muito insignificante as formas de avaliação e mensuração dos resultados relativos ao emprego da educação corporativa nas organizações de modo geral.
Abstract: Contemporary companies face constant challenges in their daily lives for ways to optimize their productivity. Professional production of engineering seek at all times to develop programs and actions to ensure the maintenance of the total business productivity. One of the main obstacles faced by these professionals within organizations, are the lack of knowledge on new practices and processes, new technologies that arise, among others. Thus, the overall objective of the research entitled "The corporate education and its reflection on improving productivity: a case study in INDT" focused on the concept description and salient features of corporate education, and the results obtained by INDT company - Institute technological development with their application. The INDT is an organization of independent research and development, nonprofit, founded originally by Nokia, currently having as sponsor Microsoft and focused on generating new concepts, products and solutions in the areas related to mobile and Internet technologies. The case study, based on bibliographic and documentary research, obtained from primary and secondary sources from the documents provided by the said Institute, was the methodology used at work, focusing as well on this company develop throughout the study. After collecting the data, they were analyzed by checking the results considered positive by employing corporate education to develop and map skills and competencies of employees, endorsed by the awards, certifications and patents that have been registered and the allotted INDT; nevertheless, the positivity is visualized in activities that generate knowledge and innovations in technology with the application of corporate education in the organization. In the end, it was suggested the creation of a corporate university model based on the experience developed by UNIBRAD (Corporate University Bradesco), governance is rethinking, but taking advantage of the resources already in place. The exploited and results displayed in the graphs showed gains in productivity with the application and development of corporate education in INDT and how this Brazilian company of Information Technology (IT) presents itself to the market as an excellent opportunity to work creatively and involvement, having noticed, however, that is still very insignificant forms of evaluation and measurement of results for the use of the corporate education in the general organization.
Palavras-chave: Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT)
Educação Corporativa
Aprendizagem Organizacional
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citação: HAJOJ, Iyad Amado. A educação corporativa e seu reflexo na melhoria da produtividade: um estudo de caso no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico - INDT. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4894
Data de defesa: 31-Jul-2015
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Ayad Amado Hajoj.pdfReprodução Total Autorizada3,62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.