???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Mário Jorge Andrade da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5689265783707652por
dc.contributor.advisor1Frota, Consuelo Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200047916528088por
dc.date.issued2014-11-21-
dc.identifier.citationCUNHA, Mário Jorge Andrade da. Comportamento mecânico de misturas asfálticas com agregados sinterizados de argila calcinada. 2014. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4925-
dc.description.resumoEstudou-se o Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC), como agregado graúdo, em substituição ao seixo para misturas asfálticas do tipo CA. Teve-se como objetivo encontrar materiais alternativos a serem utilizados em obras de pavimentação no Município de Manaus (AM). Participaram também dos compósitos betuminosos o ligante CAP 50/70, comercializado na Região Amazônica, a areia (agregado miúdo) e o cimento portland (fíller). A granulometria da mistura seguiu o Método de Bailey, visando propiciar um melhor intertravamento das partículas. Analisou-se o comportamento mecânico pelos ensaios de resistência à tração (RT), módulo de resiliência (MR) e vida de fadiga, com variação da temperatura, para também verificar o comportamento em serviço. Os resultados mostraram, em geral, valores superiores para a mistura com agregados de argila, quando comparada ao compósito com agregado natural.por
dc.description.abstractThe synthesized calcined clay was studied, as coarse aggregate, replacing the pebble in asphalt mixtures for asphalt concrete. It aims to find alternative materials to use in pavements for the city of Manaus. Also participated in the bituminous composite the binder AC 50/70, marketed in the Amazon region, sand (fine aggregate) and portland cement (filler). The grain size of the mixture followed the method of Bailey, with the goal of providing a better interlocking of particles. The mechanical behavior was analyzed according to the testing of tensile strength (RT), the resilient modulus (MR) and fatigue, with temperature variation, in order to also check the behavior in service. The results showed, in general, higher values for mixtures with clay aggregates, compared to the natural aggregate composite.eng
dc.description.sponsorshipNão informadapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/10911/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20M%c3%a1rio%20Jorge%20Andrade%20da%20Cunha.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMisturas asfálticaspor
dc.subjectAgregado sinterizado de argila calcinadapor
dc.subjectMétodo de Baileypor
dc.subjectMódulo de resiliênciapor
dc.subjectResistência à traçãopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApor
dc.titleComportamento mecânico de misturas asfálticas com agregados sinterizados de argila calcinadapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Mário Jorge Andrade da Cunha.pdfReprodução Total Autorizada1.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.