???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4932
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMar, Eder Bentes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8165381984065394por
dc.contributor.advisor1Cabral, Valtemir Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305por
dc.contributor.referee1Martins, Valtemir Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305por
dc.contributor.referee2Prata, Roberto Antônio Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575por
dc.contributor.referee3Silva Júnior, Waldir Sabino da-
dc.date.issued2013-06-21-
dc.identifier.citationMAR, Eder Bentes. O Teorema de Euler para Poliedros. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4932-
dc.description.resumoNeste trabalho fazemos um estudo de um dos mais belos teoremas da Geometria: o Teorema de Euler para Poliedros Convexos, que relaciona o número de vértices V , de arestas A e de faces F por meio da fórmula V −A+F = 2. O foco do trabalho é sua utilização como suporte ao professor do Ensino Médio. Para isto é apresentada um pouco da história do teorema e são dadas 3 demonstrações com abordagens distintas. Além disso, é feita uma breve análise de como está sendo feito o ensino de Geometria Espacial, particularmente o Teorema de Euler, no Ensino Médio. Por fim, faz-se uma sugestão para utilização de recursos computacionais para o ensino do Teorema de Euler através do software Uma Pletora de Poliedros, software aberto da Universidade Federal Fluminense (UFF).por
dc.description.abstractIn this work we will do a study of one of the most beautiful theorems of geometry: Euler's theorem for polyhedra Convex, which lists the number of vertices V, edges A and F faces using the formula V -A + F = 2. The focus of the work is its use as a support to high school teacher. For this a little history of the theorem is presented and are given three statements distinct approaches. Moreover, it is made a brief analysis of how it is being done teaching spatial geometry, particularly the Euler's theorem in high school. For fi m, it is a suggestion for use of computer resources for the teaching of Euler's theorem using the software A Plethora of Polyhedra, open software, Universidade Federal Fluminense (UFF).eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11355/DIsserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Eder%20Bentes%20Mar.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11977/Eder%20Bentes%20Mar.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeorema de Eulerpor
dc.subjectPoliedrospor
dc.subjectPoliedros convexospor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleO Teorema de Euler para Poliedrospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eder Bentes Mar.pdfDissertação2.13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.