???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4951
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Edson Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733408892781396por
dc.contributor.advisor1Prata, Roberto Antonio Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575por
dc.date.issued2015-04-30-
dc.identifier.citationMACHADO, Edson Ribeiro. Números primos: uma abordagem educacional. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4951-
dc.description.resumoNeste trabalho buscou-se fazer uma nova abordagem na construção dos números primos, na forma de encarar os números naturais, e na diferenciação de números compostos e primos, bem como mostrar sua distribuição ao longo do conjunto dos números naturais com a finalidade de aprimoramento dos nossos alunos do Ensino Fundamental e Médio no estudo do Conjunto dos Números, apresentando-lhes em forma de subconjuntos e cisão de conjuntos concluindo finalmente no Teorema Fundamental da Álgebra (TFA). Inicialmente fazendo um resumo histórico e em seguida uma introdução onde destacamos o princípio da boa ordenação, divisibilidade, congruência, MDC, MMC, definição de números primos e números composto e também o TFA. Logo depois dividimos o trabalho em cinco capítulos nos quais tratamos a infinitude dos números primos, aplicações, como achar números primos, como saber se um número é primo e por fim um trabalho feito com os alunos do Colegio Militar de Manaus junto ao Clube de Matemática lá existente.por
dc.description.abstractIn this study we attempted to take a new approach in the construction of primes in the form of facing the natural numbers, and differentiating compounds and prime numbers and show their distribution over the set of natural numbers with the improvement of our purpose students of primary and secondary education in the study of the numbers set by presenting them in the form of sub-assemblies and fission products finally emptying into the Fundamental Theorem of Algebra (TFA). Initially making a historical summary then an introduction where we emphasize the principle of good order, divisibility, congruence, MDC, MMC, definition of prime numbers and composite numbers and also the TFA. Soon after divided the work into five chapters in which we treat the infinity of prime numbers, applications, how to find prime numbers, how to tell if a number is prime and for the end work done with the students of Colegio Militar de Manaus with the math club there existing.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11381/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Edson%20Ribeiro%20Machado.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiarapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConjuntospor
dc.subjectNúmeros primospor
dc.subjectNúmeros compostospor
dc.subjectCongruênciapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleNúmeros primos: uma abordagem educacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Edson Ribeiro Machado.pdf649.82 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.