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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4997
Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática pedagógica intercultural do/a professor/a Munduruku
Autor: Furtado, Lucas Antunes 
Primeiro orientador: Brito, Rosa Mendonça de
Primeiro membro da banca: Weigel, Valéria Augusta Cerqueira
Segundo membro da banca: Pinheiro, Harald Sá Peixoto
Resumo: Este trabalho versará sobre a prática pedagógica intercultural dos/as professores/as Munduruku na Escola Estadual Ester Caldeira Cardoso, localizada na comunidade de Kwatá da Terra Indígena Kwatá-Laranjal do Município de Borba/Am. Tem como objetivo central identificar e analisar a prática pedagógica dos/as professores/as Munduruku do ensino fundamental, anos finais, na escola indígena da comunidade de Kwatá e sua relação com os elementos culturais Munduruku. Inicialmente, buscamos identificar os elementos culturais do povo Munduruku e verificar a prática pedagógica intercultural do/a professor/a na escola da comunidade. O trabalho foi desenvolvido através de um estudo de caso que utilizou como técnica de coleta de dados: a observação, a entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Os dados coletados receberam uma abordagem qualitativa. A partir dos diálogos entre os objetivos traçados, os dados levantados e as teorias fundantes, chegamos as seguintes considerações: alguns/algumas professores/as Munduruku precisam compreender melhor o que é e qual o sentido de uma educação intercultural. Tal afirmação decorre do fato de a maioria dos/as professores/as demonstrarem compreender e, dentro do possível, promoverem um diálogo entre as disciplinas e os elementos culturais presentes na comunidade. Existem aqueles/as que se satisfazem em identificar e citar, em sala de aula, aspectos culturais estereotipados do povo Munduruku, ou seja, se satisfazem em relacionar os elementos culturais como um “objeto” ou “acessório” e isto pode impedir que os reais aspectos culturais que estão “vivos” na realidade da comunidade de Kwatá sejam vistos e apreendidos. Essa prática, que pode ser identificada como prática pedagógica intercultural relacional não atende, segundo nosso entendimento, as expectativas dos/as próprios/as professores/as, das lideranças e comunitários/as em geral
Abstract: This work will focus on intercultural pedagogical practice of / the teacher / the Munduruku in the State School boiler Esther Cardoso, located at Kwata community of Indigenous Kwata- Orangery Municipality of Borba / Am. It is mainly aimed to "identify and analyze the pedagogical practice of / the teacher / the Munduruku of elementary school final years, the indigenous school Kwata community and its relationship with the cultural elements Munduruku". Initially, we tried to identify the cultural elements of the Munduruku people and check the intercultural pedagogic practice / a teacher / a community school. The work was developed through a case study that used as data collection technique: The observation, semistructured interviews and document analysis. The data collected were given a qualitative approach. From the dialogues between the objectives outlined, the data collected and foundational theories, we got the following considerations: Some / the teacher / the Munduruku need to better understand what is and what is the meaning of intercultural education. Such a claim derives from the fact that most / the teacher / the show understand and, where possible, promote a dialogue between disciplines and cultural elements present in the community. There are those / those who are content to identify and name a classroom, stereotyped cultural aspects of Munduruku people, that is, are content to relate the cultural elements as an "object" or "accessory" and this may prevent the real aspects cultural that are "alive" in the reality of Kwata community are seen and seized. This practice, which can be identified as relational intercultural teaching practice does not answer, in our opinion, the expectations of / the own / the teachers / as, of leaders and community / as in general
Palavras-chave: Educação Intercultural
Prática Pedagógica
Intercultural Education
Teaching Practice
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: FURTADO, Lucas Antunes. A prática pedagógica intercultural do/a professor/a Munduruku. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4997
Data de defesa: 28-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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