???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5020
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões sobre o ensino de geografia física no Ensino Fundamental II
Autor: Santos, Vanda Maria Andrade dos 
Primeiro orientador: Albuquerque, Adorea Rebello da Cunha
Resumo: A presente dissertação consiste em refletir sobre o ensino de Geografia Física no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) em escolas públicas ( estadual e municipal) e particulares da cidade de Manaus, na zona norte no bairro Monte Sinai e Conjunto Manoa. Esta reflexão visa comparar as práticas pedagógicas, como ainda os saberes adquiridos pelos docentes A Geografia tem a função de contribuir com a formação do cidadão, justificando assim a presença da disciplina no nível fundamental. A prática de ensino em Geografia é fundamental ao currículo de formação do professor, pois é a oportunidade de viver a experiência e realizar na prática o conhecimento teórico adquirido no decorrer de sua formação acadêmica.. Completando esta dissertação foi realizada uma análise nos livros didáticos em uso pelos docentes destas instituições de ensino acima citado. O livro didático adquire uma importância fundamental no processo de aprendizagem. Ao adquirir o material didático, o professor deve buscar compreender a relação teoria realidade que este apresenta ou não e fazer questionamentos buscando compreender se este oferece condições para uma reflexão sobre a produção do conhecimento da Geografia
Abstract: This dissertation is to reflect on the teaching of Physical Geography in Elementary School II (6 th to 9 th year) in public schools (state and municipal) and individuals of the city of Manaus, in the northern area in the neighborhood Mount Sinai and Manoa set. This reflection aims to compare the pedagogical practices, but also the knowledge acquired by teachers Geography serves to contribute to the training of citizens, thus justifying the presence of the discipline at the fundamental level. The teaching practice in geography is fundamental to the teacher training curriculum, as is the opportunity to live the experience and achieve in practice the theoretical knowledge acquired during their academic training .. Completing this dissertation an analysis was carried out in textbooks in use by teachers of these above mentioned educational institutions. The textbook is of fundamental importance in the learning process. By purchasing educational materials, the teacher must seek to understand the relationship theory reality it presents or not and make inquiries seeking to understand whether this provides conditions for reflection on the production of knowledge of geography
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Práticas Pedagógicas
Livro Didático
Geography teaching
Teaching practices
Textbook
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citação: SANTOS, Vanda Maria Andrade dos. Reflexões sobre o ensino de geografia física no Ensino Fundamental II. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5020
Data de defesa: 21-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Vanda Maria Andrade dos Santos.pdfReprodução Total Autorizada2,3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.