???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5077
Tipo do documento: Dissertação
Título: A juventude e as interações sociais: a influência do grupo de pares e a constituição da identidade dos jovens
Autor: Pinto, Silvana Barbosa 
Primeiro orientador: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
Resumo: A presente dissertação ―A juventude e as interações sociais: a influência do grupo de pares e a constituição da identidade dos jovens ‖ apresenta como tema central a ancoragem do jovem no grupo de pares e a constituição da sua identidade, reunindo os elementos teóricos-conceituais e as evidências empíricas agregadas no processo de investigação. Articulamos no itinerário da pesquisa, o diálogo permanente com o objeto de investigação, definindo como objetivo central investigar a influência do grupo de pares sobre o comportamento dos jovens, visando identificar os processos de interações que os sujeitos estabelecem ao buscar reconhecimento e pertencimento ao grupo social. Quanto a sua abordagem, a pesquisa e de caráter qualitativo, os procedimentos e as técnicas de pesquisa que adotamos para construção do conhecimento sobre a juventude e o grupo de pares seguiu o itinerário da pesquisa bibliográfica, atividades no grupo focal e entrevistas semi-estruturadas, bem como utilizamos as observações e anotações no caderno de campo que colaboraram com a nossa reflexão. Organizamos o material coletado observando o método de análise de conteúdo, considerando quatro categorias temáticas que se revelaram nos resultados da investigação. Os achados da pesquisa são provisórios, apontando para a compreensão que os sujeito jovens elaboram suas experiências inseridos nos diversos grupos sociais, sendo o grupo juvenil de grande relevância para a aquisição de experiências. Outrossim, os jovens são sujeitos plurais, vivenciando a multiplicidade de relações, culturas e diversidades, participando de redes de interações é um contexto social multifacetado.
Abstract: This thesis "Youth and social interactions: the influence of the peer group and the establishment of the identity of the young" has as its central theme the anchoring of the young in the peer group and the establishment of their identity, bringing together the theoretical and conceptual elements and the empirical evidence aggregate in the research process. We articulate the itinerary of research, ongoing dialogue with the research object, setting as main objective to investigate the influence of peer groups on the behavior of young people, to identify the interactions of processes that subjects establish to seek recognition and belonging to the social group. As for his approach to research and qualitative, procedures and research techniques we adopt to build the knowledge on youth and the peer group followed the itinerary of literature, activities in the focus group and semi-structured interviews, and we use the observations and notes in a field book that collaborated with our thinking. We organize the material collected observing the content analysis method, considering four thematic categories that revealed the results of the investigation. The research findings are tentative, pointing to the understanding that the young man entered prepare their experiences in different social groups, and the youth group of great importance to acquire experiences. Moreover, young people are plural subject, experiencing the multiplicity of relationships, cultures and diversities, participating in interaction networks is a multifaceted social context.
Palavras-chave: Interação social
Comportamento social
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: PINTO, Silvana Barbosa. A juventude e as interações sociais: a influência do grupo de pares e a constituição da identidade dos jovens, 2015. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5077
Data de defesa: 22-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Silvana Barbosa Pinto.pdfReprodução Total Autorizada1,55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.