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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5082
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão do trabalho e produtividade no setor de serviços: a conquista do “espírito”
Autor: Monteiro, Carlos Alberto Saraiva 
Primeiro orientador: Carvalho, Marcelo Bastos Seráfico de Assis
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo elucidar o problema da gestão do trabalho no setor de serviços tendo como foco as novas “estratégias” de enganjamento subjetivo do trabalhador. No período dos anos 2000, o setor de serviços em alimentação em Manaus cresceu, em particular, o fast food Habib´s,tornou-se visível nos diversos bairros em Manaus. Nosso propósito é entender de que forma os trabalhadores são treinados para trabalharem dentro da corporação e, o que a empresa espera dos mesmos para o exercício da função. A pesquisa ocorreu em momentos não muito distintos, o primeiro e segundo capítulo foram construídos, concomitantemente, por meio de referenciais teóricos e por informações na Internet em sites especializados da área de administração e economia. Indispensável foram as análises de teóricos (Harvey, Castells, Ritzer, Antunes e Fontenelle) para compreender o cenário atual do capitalismo e a expansão do fast food. O terceiro capitalismo foi desenvolvido posteriormente por meio de visita ao escritório administrativo do Habib´s Máster, Manaus – AM e por aplicação de questionário estruturado com perguntas fechadas respondida por e-mail a um funcionário do RH do Habib´s. Também está presente a análise do discurso de palestras e entrevistas dos envolvidos com a empresa por meio de vídeos gravados. No primeiro capítulo entendemos que a reestruturação produtiva, o desemprego e a precarização do trabalho como elementos importantes levou as teorias da administração e economia a buscarem elementos importantes e soluções tanto no plano teórico quanto material para as crises econômicas. Mas o aparecimento do fast food está intimamente ligado com a crescente urbanização estadunidense. No segundo capítulo, o objetivo é mostrar como a rede McDonald´s tornou-se referência aos demais restaurantes servindo como modelo na compreensão de que como se organiza e funciona o fast food e o tipo de trabalhador exigido. O terceiro capítulo aborda a formação dos trabalhadores por meio de treinamento, prova, discussão, boletins fornecidos pela empresa fast food Habib´s, com a política e valores da empresa, muitas vezes traz prejuízos ao trabalhador, seja na saúde, sejam no direito de reivindicar lutas coletivas enquanto classe trabalhadora.
Abstract: This thesis aims to elucidate the problem in the service sector focusing on new "strategies" in the subjective involviment of worker. In the period of the 2000s, the power in the service sector grew in Manaus, in particular, fast food Habib's, became visible in many neighborhoods in Manaus. Our purpose is to understand how workers are trained to work within the corporation and the what company expects of them for the exercise of the function. The research took place in different times, the first and second chapter were built concurrently, by theoretical references and information on the Internet at specialized sites of administration area and economy. Indispensable were the theoretical analysis (Harvey, Castells, Ritzer, Antunes and Fontenelle) to understand the current situation of capitalism and the expansion of fast food. The third capitalism was further developed through visits to the administrative office of Habib's Master, Manaus - AM and questionnaire with closed questions answered by e-mail to a Habib's HR official. It is also present, the analysis of speeches and interviews of those involved with the company through recorded videos. In the first chapter we understand that the productive restructuring, unemployment and precarious work as important elements that led the theories of business and economics to seek solutions to the economic crisis. But the appearance of fast food is closely linked with the growing American urbanization. In the second chapter, the goal is to show how McDonald's became reference to the other restaurants serving as a model in understanding how is it organized and operates requiring a type of worker. The third chapter deals how is training of workers through training, test, discussion, bulletins provided by fast food, the politics and values of the company that, often, brings losses to the employee, whether in health or in entitled to claim collective struggles as working class.
Palavras-chave: Capitalismo
Capital humano
Gestão do trabalho
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Sociologia
Citação: MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva. Gestão do trabalho e produtividade no setor de serviços: a conquista do “espírito”. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5082
Data de defesa: 19-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

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