???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5298
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma ferramenta de apoio para a análise de comportamento de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem
???metadata.dc.creator???: Silva, Jath da Silva e 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como objetivo apresentar uma ferramenta de apoio à análise do comportamento de estudantes na realização de atividades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Numa visão geral, este trabalho investiga como acontecem as interação dos estudantes com as atividades e recursos disponíveis no AVA durante a realização de uma disciplina (curso), a fim de fornecer elementos que auxiliem os mediadores do processo educacional na tomada de decisão e na ação docente. Esta investigação tem um caráter exploratório e faz uso do método de estudo de caso. A motivação inicial para desenvolver o trabalho se deu pela necessidade de conhecer como os estudantes estão utilizando o AVA para desenvolver suas atividades acadêmicas, haja vista os altos índices de reprovação, evasão e desistência nos cursos a distância oferecidos pelo Centro de Educação a Distância (CED), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O estudo de caso consiste na coleta e análise de documentos e dados armazenados em registros e logs durante a realização da disciplina de Informática no Ensino de Física, no curso de licenciatura em Física, nos semestres 2013/2, 2014/1, 2014/2 e 2015/1. Neste estudo foram utilizadas duas versões do sistema Moodle: a versão sem alteração na forma de sua distribuição, que será referida neste trabalho como Moodle Convencional, que dispôs de acesso exclusivo por navegadores web; e uma versão Moodle adaptada para dar suporte ao acesso por aplicativos e dispositivos móveis. Esta última versão utilizou a distribuição oficial do Moodle Mobile com adaptações e foi denominada de MobiLMS. Para acompanhar a participação dos estudantes foi desenvolvido o WebMonitor, um plugin para o sistema Moodle com a finalidade de apresentar informações visuais para dar suporte aos professores e estudantes na identificação de comportamentos dentro do AVA. Na criação do plugin foi utilizada uma técnica de visualização de informação conhecido como Treemap. Com essa ferramenta pôde-se identificar, com maior facilidade, os alunos com pouca participação. As representações visuais dos dados ajudou na identificação dos hábitos de acesso, destacando por meio de gráficos, os dias, os horários e as datas com maior concentração das interações com os conteúdos.
Abstract: This master thesis aims to present a tool to support student behavior analysis when performing activities within Virtual Learning Environment (VLE). In an overview, this work seeks to clarify issues regarding access, frequency and interaction of students with the activities and resources available in VLE during the course in order to provide elements that can help the mediators in the decision-making educational process and in teaching activities. This research has an exploratory character and uses the case study method. The initial motivation for developing the work was due to the need to know how students are using the VLE to develop their academic activities, given the fact the high rates of rejection, avoidance and withdrawal in distance learning courses offered by the Distance Education Centre (DEC), of Federal University of Amazonas (UFAM). In preliminary studies it conducted a literature which was collected works related to the topic of research that gave theoretical basis to conduct the procedures that were adopted during the investigation. The case study is the collection and analysis of documents and data stored in records and logs during the course of the Informatics discipline in the Physical Education in the course of degree in physics, in semesters 2013/02, 2014/01, 2014/02 and 2015/01. In the study we used two versions of Moodle system, the version without change in the form of distribution, which will be referred to this work as conventional, which provided exclusive access for web browsers, and Moodle version adapted to support access by applications and mobile devices. This version also used the official distribution of Moodle for mobile devices with adaptations, and was named MobiLMS. To track student participation was developed a plugin for Moodle system with the purpose of presenting visual information to support teachers and students in identifying behaviors within the VLE. In developing the plugin was used an information visualization technique known as Treemap. With this tool might be identified more easily students with little participation. The visual representations of the data helped to identify the access habits, highlighting through charts, days, times and dates with the highest concentration of interactions with the content.
Keywords: Análise de comportamento
Ambiente Virtual de Aprendizagem
WebMonitor
Funcionalidades do WebMonitor
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: SILVA, Jath da Silva e. Uma ferramenta de apoio para a análise de comportamento de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5298
Issue Date: 9-Oct-2015
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Jath da Silva e Silva.pdf10.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.