???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBelém, Francy Barroso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8178115003114381por
dc.contributor.advisor1Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379por
dc.date.issued2011-10-28-
dc.identifier.citationBELÉM, Francy Barroso. O professor do ensino regular: seu processo de formação, qualificação e sua atuação com estudantes deficientes visuais. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5315-
dc.description.resumoNas sociedades modernas, a ação educativa passa a ser um direito de todos, implicando, portanto, competências dos educadores. Ao se tratar de professores que atuam nas escolas inclusivas da rede pública na cidade de Manaus no Ensino Regular com estudantes cegos e de baixa visão, reais dificuldades de conhecimentos são encontradas ao ministrarem aulas. São questão que tem provocado inúmeras pesquisas, uma vez que, constitucionalmente, esses educandos estão amparados. Cabe ao Estado promover a formação e qualificação desses professores para que os mesmos possam ter acesso aos conhecimentos básicos como recursos didáticos adaptados, os quais são utilizados pelos mesmos. Dentre esses recursos destacam-se: o Sistema Braille (processo de leitura e escrita do deficiente visual), noções básicas de Soroban (método utilizado para cálculos matemáticos) e demais recursos, como ferramentas essenciais e indispensáveis no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a formação de professores no acesso aos recursos didáticos adaptados voltados a utilização dos estudantes cegos e de baixa visão em sala de aula. O referencial teórico foi construído com a busca de textos para subsidiar a pesquisa. Os instrumentos de pesquisa foram: entrevistas semi estruturadas com utilização de gravações com o corpo docente e estudantes cegos. A pesquisa foi importante porque apontou problemas sérios na formação de professores para o atendimento ao estudante cego e de baixa visão. Desta forma, podem-se apontar caminhos para novas pesquisas e novos trabalhos na área.por
dc.description.abstractIn modern societies, education becames an universal right, requiring teachers‟ skills and special abilities. In the particular case of teachers working in public inclusive schools of Manaus, dealing with blind and low vision students, difficulties are great, due to a vast variety of restraints, mainly on the area of knowledge. This matter have aroused a lot of researches, since those students are rightfully embraced by Brazilian Constitution. The State is therefore compelled to put forward the acquisition of skills and formation in order to give to these teachers the access to basic resources applied to this kind of teaching. Among them, we underscore Braille system (method of reading and writing used by sightless people), basic notions of Sorobã (method used for mathematical calculation) and all the other resources used as imperative tools in the teaching and learning process at the classroom. The main aim of this research was to inquire teachers‟ formation and familiarity with didactic material that can enable them to help blind and low vision students at classroom. Applied methodology was book and field research. As tools of research, recorded half structured interviews with teachers and blind students were used. This research was highly important because pinpointed serious problems concerning the formation of teachers destined to instruct and train blind and low vision young people. Thus, ways can be appointed on the field of new researches and works in this area.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/14203/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Francy%20B.%20Bel%c3%a9m.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudantes Cegospor
dc.subjectEstudantes com baixa visãopor
dc.subjectRecursos Didáticos Adaptadospor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO professor do ensino regular: seu processo de formação, qualificação e sua atuação com estudantes deficientes visuaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Francy B. Belém.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.