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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação permanente em saúde: o programa de residência multiprofissional em saúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas de Manaus-AM
???metadata.dc.creator???: Maia, Danielle Bezerra 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sassaki, Yoshiko
???metadata.dc.description.resumo???: A Política de Educação Permanente em Saúde propõe a prática de ações transformadoras tendo a educação como estratégia de enfrentamento no processo saúde/doença. Em 2009, foi criada pelo Ministério da Saúde e da Educação a Residência Multiprofissional em Saúde – RMS como uma modalidade de formação que compartilha possibilidades e contribuições para a consolidação dos princípios que regem o SUS. Em 2010, em Manaus se iniciou a primeira turma de RMS no Hospital Universitário da capital. Motivada por entender melhor essa nova realidade a pesquisa teve por objetivo geral: Analisar o programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas de Manaus, na capacitação de trabalhadores para o SUS sob a ótica da integralidade. Os objetivos específicos foram: conhecer as bases teóricas que conduzem para uma formação voltada para o SUS e para os princípios de integralidade e interdisciplinaridade; Identificar como o princípio de integralidade e a interdisciplinaridade são vivenciados no ensino e no serviço da RMS; Verificar a contribuição da RMS para a formação de trabalhadores para SUS sob a ótica desses princípios. Na busca por alcançar tais objetivos, metodologicamente a pesquisa teve uma abordagem crítica, de natureza qualitativa com técnicas quantitativa. O método de procedimento foi o de Estudo de Caso. O local no Hospital Universitário Getúlio Vargas - HUGV. A Amostra foi intencional sendo constituída por uma população de quarenta e um (41) egressos formados entre os anos de 2012 a 2015 e doze (12) residentes multiprofissionais (R2 em 2015) totalizando um universo de cinquenta e três (53) respondentes, desses trinte e três (33) aceitaram participar da pesquisa. Quanto a técnica utilizada a mesma foi dívida em documentação indireta, por meio da pesquisa bibliográfica e documentação direita com o uso das técnicas de questionário avaliativo usando uma escala Likert de cinco pontos com os egressos e residentes e de entrevistas áudio gravadas com roteiro semiestruturado apenas com os residentes. Os dados foram analisados sob a perspectiva qualitativa. Os resultados apontam que na busca por formar profissionais qualificados para atuarem no SUS a RMS se configura como uma importante estratégia. Ao longo das avaliações realizadas na pesquisa constatou-se que a base teórica e prática sobre o SUS possui bom conceito posto que 94% dos respondentes avaliaram de forma positiva. Em contraste com a baixa qualidade atribuída as disciplinas (40%) que trataram dos princípios de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Além disso foram apontadas, nas entrevistas, algumas deficiências como a organização das atividades práticas e teórico-práticas dentro e fora do HUGV. Em relação a vivencia dos princípios de integralidade e interdisciplinaridade pela a equipe foi identificado que apesar da rasa compreensão de tais princípios foi possível notar a iniciativa de mudança no agir profissional frente as questões de saúde/doença principalmente por conhecerem melhor as outras profissões (91%) e conseguirem identificar outras necessidades dos usuários para além de sua área de formação (70%). Apontado como maior contribuição proporcionada pela Residência (55%) o fato de terem conhecido e atuado nos três níveis de atenção da saúde e de atuarem em uma equipe multiprofissional. Portanto a Residência Multiprofissional está posta como uma realidade de grande potencial de mudanças, sendo necessário sua ampliação dentro da capital e no interior do Estado do Amazonas
Abstract: The Politics of Permanent Education in Health proposes the practice of transformative actions taking education as a coping strategy in the health / disease. In 2009, it was created by the Ministry of Health and Education Multidisciplinary Residency in Health - RMS as a training modality sharing possibilities and contributions to the consolidation of the principles governing the SUS. In 2010, in Manaus started the first RMS class at the University Hospital of the capital. Motivated by better understand this new reality the research had the general objective: To analyze the Multidisciplinary Residency Program in Health University Hospital Getulio Vargas Manaus, training workers for SUS from the perspective of comprehensiveness. The specific objectives were to examine the theoretical basis leading to oriented training for the NHS and the principles of comprehensiveness and interdisciplinarity; Identify how the principle of comprehensiveness and interdisciplinarity are experienced in teaching and service of RMS; Check the RMS's contribution to the training of workers for SUS from the perspective of those principles. In seeking to achieve these objectives, methodologically the research was a critical approach, qualitative and quantitative techniques. The method procedure was Case Study. The site at the University Getulio Vargas Hospital - HUGV. The sample was intentional and consists of a population of forty-one (41) trained graduates between the years 2012-2015 and twelve (12) multi-professional residents (R2 in 2015) with a total population of fifty-three (53) respondents, these trinte-three (33) agreed to participate. As the technique used the same was due in indirect documentation, through literature and right documentation with the use of evaluative questionnaire techniques using a Likert scale of five points with the graduates and residents and audio recorded interviews with semi-structured only residents. Data were analyzed from the qualitative perspective. The results show that the search for train skilled professionals to work in the SUS RMS is configured as an important strategy. Throughout the assessment in the research it was found that the theoretical and practical basis of the SUS has good concept since 94% of respondents assessed positively. In contrast to the low quality assigned subjects (40%) who treated the principles of multidisciplinary and interdisciplinary. Also were identified in the interviews, some shortcomings such as the organization of practical and theoretical-practical activities in and out of HUGV. Regarding the experiences of the principles of comprehensiveness and interdisciplinarity by the team it was identified that despite the shallow understanding of these principles was possible to notice the change initiative in acting professional front health issues / disease mostly know each other professions (91% ) and manage to identify other needs of users beyond their area of training (70%). Appointed as higher contribution provided by the residence (55%) that they have known and worked in the three health care levels and act in a multidisciplinary team. So the Multidisciplinary Residency is posited as a reality of great potential for change, requiring its expansion within the capital and in the interior of Amazonas state.
Keywords: Política de saúde
Residência multiprofissional em saúde
Integralidade
Interdisciplinaridade
Health policy
Multidisciplinary residency in health
Wholeness
Interdisciplinary
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Citation: MAIA, Danielle Bezerra. Educação permanente em saúde: o programa de residência multiprofissional em saúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas de Manaus-AM. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5403
Issue Date: 10-Sep-2015
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

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