???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5431
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A representação social de tecnologia
???metadata.dc.creator???: Castro, Tânia Mara de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa e quantitativa e tem por objetivo analisar a representação social de tecnologia no NTE/Manaus (formadores e cursistas). Recorre-se à Representação Social como eixo teórico-metodológico, seus mecanismos de formação e estruturação para apreender a materialidade e a acepção do termo tecnologia. Para tanto, na coleta de dados, foram entrevistados 70 professores participantes do processo de implantação dos NTM's no Estado do Amazonas e foram utilizados os seguintes instrumentos e técnicas: observação sistemática, registro e entrevista semiestruturada, técnicas de associação livre, a análise de conteúdo, além dos pressupostos epistemológicos da teoria do hábitus de Bourdieu. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa indicam a coexistência de dois sentidos do termo: a tecnologia como produto (meio material) e como processo (estratégias de gestão, interações e mediações didáticas).
Abstract: Hereby the presented research characterized by qualitative and quantitative approach and It aims to analyze the social representation of technology in Manaus‘s /NTE (trainers and course participants). It is showed a Draw on Social Representation as theoretical and methodological axis, its mechanisms of formation and structure to grasp the meaning of the term materiality and technology. Therefore during the data collection, we have interviewed 70 teachers, who also are attending the process of implementation of Core Technology Municipal (NTM) in the state of Amazonas. The tools and techniques applied on this process are: systematic observation, registering, semi-structured interviews, techniques of free association, content analysis and the epistemological Bourdieu's theory. The results obtained with the development of this research indicate the coexistence of two senses of the term technology, first one as a product (Hardware) and as a process (Software) management strategies, didactics‘ interactions and mediations.
Keywords: Representação Social
Estratégias de gestão
Mediações didáticas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CASTRO, Tânia Mara de Souza. A representação social de tecnologia. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5431
Issue Date: 17-Dec-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Tânia M. S. Castro.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.