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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5504
Tipo do documento: Tese
Título: A experiência formativa na 1ª licenciatura em Pedagogia do PARFOR/UEA e seus sentidos constituintes à experiência laboral na Educação Infantil em uma escola municipal de Autazes/AM
Autor: Carneiro, Cristina Rodrigues 
Primeiro orientador: Cavalcante, Lucíola Inês Pessoa
Resumo: A presente pesquisa se propôs a averiguar o modo como os conhecimentos apropriados na 1ª Licenciatura em Pedagogia do PARFOR/UEA conferem sentido à atividade docente de cursistas atuantes na Educação Infantil em uma escola pública municipal de Autazes/AM. Nesse contexto, explicitamos o modo como a 1ª Licenciatura em Pedagogia do referido programa se estruturava naquele município; identificamos a relação existente entre a 1ª Licenciatura em Pedagogia do PARFOR/UEA e as expectativas das cursistas em formação; investigamos o impacto da formação em andamento na atuação profissional destas no contexto escolar e, por fim, compreendemos de que modo as redes de sentidos que se construíam na atividade docente das mencionadas cursistas possibilitavam a admissão de uma práxis consciente, politizada e em consonância com a realidade escolar. Para tanto, elegemos 10 (dez) professoras regularmente matriculadas na 1ª Licenciatura em Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UEA e em situação ativa no exercício profissional da docência na Creche e na Pré-Escola para, a partir daí, procedermos a uma incursão qualitativa de caráter descritivo-analítico que tanto possibilitou apropriarmo-nos da percepção destas em torno do seu fazer, quanto extrairmos conhecimentos renovados acerca da formação/atuação docente. Desse modo, valendo-nos de métodos e técnicas calcados no âmbito da Pesquisa Participante, estruturamos o estudo em torno das seguintes etapas investigativas, a saber: (a) Observação Participante da rotina laboral diária, com vistas a investigarmos as interações sociais manifestas e subjacentes à dinâmica institucional; (b) Entrevistas Semiestruturadas, a fim de conhecermos a trajetória acadêmica das participantes no Curso de Pedagogia do PARFOR/UEA e; (c) Sistematização de Experiências, por meio de espaços coletivos pautados nos Círculos de Cultura freireanos, cujos temas geradores pertinentes à experiência laboral das participantes, na interface com as aprendizagens advindas da experiência formativa no PARFOR/UEA, nos levaram a compreender as vicissitudes contextuais implícitas frente àquilo que as participantes aprendiam na universidade e o que praticavam no retorno destas ao contexto escolar. Os resultados alcançados, após análise do fenômeno formativo articulando a perspectiva cultural ao diálogo entre as concepções hermenêutica e dialética, evidenciaram uma construção de sentidos e de significados aliada ao campo de um pragmatismo utilitarista o qual, reforçado pelo caráter generalista do curso no confronto com necessidades específicas demandadas por contextos escolares diversificados, enfatizava tensões e contradições no âmbito da relação teoria e prática. Tal dissonância, por consequência, concorria para fragilizar a produção de um saber emancipatório que pudesse garantir-lhes a admissibilidade de uma relevância social à sua práxis a partir de seus saberes, para além de um preparo eminentemente técnico, no tocante a uma atuação intencional em sintonia com a natureza política implicada no ato de educar crianças, por uma formação humana que se proponha integral e cidadã.
Abstract: This research aimed to find out how the knowledge acquired in the PARFOR / UEA 1st Teaching Degree in Pedagogy gives meaning to the teaching activity of the teaching students in a kindergarten public school in Autazes / AM. In this context, we have highlighted how the 1st Teaching Degree in Pedagogy of the program was structured in that municipality. We have also identified the relationship between the 1st Teaching Degree in Pedagogy PARFOR / UEA and the expectations of the teaching students in training; we have investigated the impact of the training in progress in the professional practice of these professionals in the school context and finally we have understood how the meaning networks built in the teaching activities of the course led to the admission of a conscious and politicized practice, aligned with the school reality. To do so, we have elected ten (10) teachers regularly enrolled in the 1st Teaching Degree in Education of National Plan of Basic Education Teacher Training - PARFOR / UEA who were active in the teaching in the Nursery and Pre-School in order to proceed to a descriptive-analytic qualitative incursion that enabled us to own their perception about what they were doing in their teaching process as well as we have extracted renewed knowledge about the training / teaching performance. Thus, by relying on methods and techniques applied under the Participant Research method, we have structured the study on the following investigative steps, namely: (a) Participant Observation of the participants daily routine, in order to investigate the obvious and underlying social interactions into the institutional dynamics; (B) Semi-structured Interviews in order to know the academic career of the teachers who take part in the Pedagogy Course PARFOR / UEA and; (C) Experiences Systematization through guided collective discussion based in Freirean Culture Circles, whose relevant generative themes brought reflection on the work experience of participants and its interface with the learning arising from the formative experience during PARFOR / UEA. It led us to understand the contextual events implied forward to what the participants had learned at the university and their practice in return to their school context. The results achieved after analysis of the training phenomenon articulating cultural perspective to the dialogue between hermeneutic concepts and dialectic, showed a construction of meanings combined with the field of a utilitarian pragmatism which, reinforced by the general character of the course in comparison with the specific needs demanded by diverse school settings, emphasizing tensions and contradictions within the relationship between theory and practice. Consequently, such dissonance combined to weaken their production of emancipatory knowledge that could guarantee the teachers their admissibility of a social relevance to their practice from their knowledge, beyond to a highly technical preparation, regarding an intentional action in line with the political nature implicated in the act of educating children and by a comprehensive human formation prone to citizenship.
Palavras-chave: Formação Continuada
Docência na Educação Infantil
Formação de Professores
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: CARNEIRO, Cristina Rodrigues. A experiência formativa na 1ª licenciatura em Pedagogia do PARFOR/UEA e seus sentidos constituintes à experiência laboral na Educação Infantil em uma escola municipal de Autazes/AM .2016. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5504
Data de defesa: 30-Nov-2016
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