???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5553
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Waldnely Gusmão da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3943664810037938por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Amélia Regina Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8136324837437755por
dc.date.issued2016-11-18-
dc.identifier.citationSILVA, Waldnely Gusmão da. Lei 10.639/03: a representação da África e dos Afrodescendentes nos livros didáticos de Geografia no Brasil 2005-2014. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5553-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a aplicabilidade da Lei 10.639/03 no conteúdo África dos livros didáticos de Geografia. A lei 10.639/03 é a principal legislação educacional vigente no país no combate ao racismo. Foi incorporada ao currículo da educação básica em 2003, tornando obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos materiais didáticos. No ano da sua aprovação passou a vigorar em todos os estabelecimentos educacionais públicos e privados. Para adequar-se a esta legislação, os livros didáticos publicados até 2005 tiveram que excluir dos seus conteúdos qualquer incitação ao racismo. Sendo assim, o governo federal, responsabilizou o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) pela fiscalização das obras destinadas as salas de aula. Para cada obra avaliada foram elaboradas resenhas com parecer final aprovando ou excluindo sua aquisição por parte das Secretarias Educacionais. Neste contexto, trata-se de uma revisão bibliográfica e documental na área de Geografia. Foram analisadas as alterações nos conteúdos África de quatro livros didáticos de Geografia do Ensino Médio, publicados no período de 2005 a 2014 e distribuídos nas escolas públicas de Manaus. Através da pesquisa constatou-se que os livros didáticos de Geografia aprovados pelo programa do PNLD, estão deixando lacunas no que diz respeito ao combate ao racismo e ao conhecimento da História da África e dos afrodescendentes, resultado que inviabiliza a efetivação total da Lei, o que indica que o critério de avaliação do PNLD deva ter mais atenção e rigor com os conteúdos dos livros avaliados e aprovados.por
dc.description.abstractNão há.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/15585/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Waldnely%20G.%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectCultura Afro-brasileirapor
dc.subjectCultura Africanapor
dc.subjectEducacional Inclusivapor
dc.subjectMovimento Negropor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIApor
dc.titleLei 10.639/03: a representação da África e dos Afrodescendentes nos livros didáticos de Geografia no Brasil 2005-2014por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Waldnely G. Silva.pdf9.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons