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dc.creatorCarvalho, Francisco Rogério de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0738151850827326por
dc.contributor.advisor1Thomé, Zeina Rebouças Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447por
dc.contributor.referee1Cerquinho, Kleomara Gomes-
dc.contributor.referee2Brito, Luiz Carlos Cerquinho de-
dc.date.issued2016-12-29-
dc.identifier.citationCARVALHO, Francisco Rogério de. O Espaço do Brincar: um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5574-
dc.description.resumoA revolução tecnológica, alavancada pela globalização, foi uma das mais abrangentes mudanças ocorridas na história e a educação não ficou de fora dessa realidade pois muitos pesquisadores, profissionais e colaboradores passaram a esmerar-se na busca por criações que envolvam tecnologia aliada à educação com o intuito de promover o ensino e aprendizagem de forma dinâmica, atrativa e eficiente. Os diversos atores que agem nos bastidores das novas tecnologias de informação e comunicação - TICs com foco na educação, muitas vezes olvidam elementos importantes no processo de concepção de tais recursos tecnológicos, especialmente no que se refere ao planejamento, à forma de trabalho coletivo e ao reconhecimento das diferenças culturais do público-alvo, quando da criação de ferramentas de apoio ao ensino. Neste trabalho, o modelo inovador de trabalho colaborativo: Codesign é aplicado em um estudo de caso, na construção de uma brinquedoteca virtual denominada Espaço do Brincar, cujo desenvolvimento se dá no Centro de Formação Continuada, desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino – CEFORT, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM e apresenta uma estratégia inovadora para as concepções de projetos de criação de mediações tecnológicos. Por meio de observação empírica e participativa sem deixar de lado o apoio teórico, a pesquisa resulta numa experiência pioneira de trabalho colaborativo aplicado no desenvolvimento de mediadores tecnológicos da aprendizagem para a plataforma Moodle, articulando-se coma teoria ator-rede em que, atores humanos e não humanos agem, para um complexo, porém abrangente movimento de desenvolvimento de ideias e tomada de decisões que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem de forma mais eficiente, clara e humanizada.por
dc.description.abstractThe technological revolution, leveraged by globalization, was one of the most farreaching changes in history, and education was not left out of this reality as many researchers, professionals and collaborators began to search for creations involving technology allied to education. Teaching and learning in a dynamic, attractive and efficient way. The diverse actors who work behind the scenes of new information and communication technologies - ICTs with a focus on education, often forget important elements in the process of designing such technological resources, especially with regard to planning, the form of collective work and the Recognition of the cultural differences of the target audience when creating tools to support teaching. In this work, the innovative collaborative work model: Codesign is applied in a case study, in the construction of a virtual toy room called Espaço do Brincar, whose development takes place in the Centro de Formação Continuada, desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino – CEFORT, Faculty of Education, Universidade Federal do Amazonas - UFAM and presents an innovative strategy for conceptions of projects to create technological mediations. By means of empirical and participative observation without leaving aside the theoretical support, the research results in a pioneering experience of collaborative work applied in the development of technological mediators of the learning for the platform Moodle, articulating with the actor-network theory in which, human actors And non-human actors, to a complex but comprehensive movement of ideas development and decision making that favors the teaching and learning process in a more efficient, clear and humanized way.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/15736/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Francisco%20R.%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCodesignpor
dc.subjectCiberespaçopor
dc.subjectEspaço do Brincarpor
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagempor
dc.subjectBrinquedoteca virtualpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO Espaço do Brincar : um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuaispor
dc.typeDissertaçãopor
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