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dc.creatorCorrea, Sarah Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5576591202786104por
dc.contributor.advisor1Pereira, Mirna Feitoza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3672143405880289por
dc.contributor.referee1Freitas, Ítala Clay de Oliveira-
dc.contributor.referee2Santos, Fátima Aparecida dos-
dc.date.issued2016-09-16-
dc.identifier.citationCORREA, Sarah Batista. Branding Emocional: o design da experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comunicacional da marca Farm. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5661-
dc.description.resumoA presente pesquisa discorre sobre o fenômeno do branding emocional por meio do reconhecimento da experiência semiótica e olfativa vivenciada pelo consumidor no ambiente da loja física da marca Farm a partir do ponto de vista semiótico e da abordagem ecossistêmica da comunicação. Para tanto, foram estabelecidos os objetivos específicos de discutir a experiência olfativa do consumidor no contexto da sociedade hipermoderna, conceituar o design da experiência olfativa do consumidor com o aroma de ambiente da marca a partir do ponto de vista semiótico e ecossistêmico e analisar as emoções envolvidas na experiência olfativa do consumidor com o aroma de ambiente da marca. Nesse sentido, o referencial teórico envolve o estudo e a investigação das linguagens, representações e estéticas comunicacionais a partir de uma perspectiva ecossistêmica, segundo os autores Monteiro (2011) e Pereira (2012), da semiótica pierciana e da semiótica da cultura, da teoria das affordances de Gibson (1979) e do pensamento complexo de Morin (2008). A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo, empírico e exploratório, tendo sido utilizada em sua metodologia as técnicas de Moraes e Mont’Alvão (2010) como base para modelagem do ecossistema comunicacional da marca Farm, a observação sistemática de Gil (2010) para coleta de dados sobre o ambiente selecionado como sistema-alvo de análise e a análise de conteúdo de Bardin (2011) sobre os dados coletados por meio de entrevistas aplicadas às consumidoras da marca. O desenvolvimento da pesquisa se deu na loja física da marca Farm, localizada no Shopping Manauara, na cidade de Manaus, dentro do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – PPGCCOM da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Como principais resultados podem ser mencionados a apresentação da complexidade comunicacional da marca Farm por meio da modelagem sistêmica dos seus pontos de contato, com a consequente localização do ambiente da loja física e do aroma de ambiente dentro desse ecossistema. Destaca-se, ainda, a caracterização dos efeitos da semiose exercida sobre o consumidor durante a experiência de consumo estudada.por
dc.description.abstractThis research discusses the phenomenon of emotional branding through recognition of semiotics and olfactory experience of the consumers in Farm brand’s physical store environment from the semiotic point of view and the ecosystem approach to communication. Therefore, the specific objectives of discussing consumer olfactory experience in the context of hypermodern society were established, conceptualize consumer olfactory experience design with the environment aroma of the brand from the semiotic and ecosystem point of view and analyze the emotions involved the consumer olfactory experience with the scent of brand environment. In this sense, the theoretical background involves studying and researching of languages, representations and aesthetic communication from an ecosystem perspective, according to authors Monteiro (2011) and Pereira (2012), Peirce’s semiotics and the semiotics of culture, theory the affordances Gibson (1979) and Morin’s complex thought (2008). The developed research is qualitative, empirical and exploratory nature, it has having been used in its methodology techniques by Moraes and Mont'Alvão (2010) as a basis for modeling Farm brand’s communication ecosystem, the systematic observation Gil (2010) to collect data on the environment selected as analysis system target and Bardin content analysis (2011) on the data collected through interviews applied to the brand consumers. The development of the research took place in the physical store of Farm brand, located in Shopping Manauara, placed in Manaus city, within the Graduate Program in Communication Sciences - PPGCCOM from Federal University of Amazonas - UFAM. The main results can be mentioned the presentation of communication complexity of the brand studied through systematic analysis of their contact points and the subsequent location of the physical store environment and the aroma within this ecosystem. Noteworthy is also the characterization of the effects of semiosis exerted on the consumer during the studied consumer experience.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/16494/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Sarah%20B.%20Correa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEcossistemas comunicacionaispor
dc.subjectBranding Emocionalpor
dc.subjectExperiência Olfativapor
dc.subjectExperiência Semióticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAOpor
dc.titleBranding Emocional: o design da experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comunicacional da marca Farmpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Comunicação

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