???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Ellen Pessoa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9338982826537669por
dc.contributor.advisor1Esteves, Arinete Véras Fontes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4751367779478900por
dc.contributor.referee1Oliveira, Ana Paula Pessoa de-
dc.contributor.referee2Teixeira, Elizabeth-
dc.date.issued2016-10-14-
dc.identifier.citationROCHA, Ellen Pessoa. Produção e validação de tecnologia educacional para familiares de crianças com leucemia linfocítica aguda em isolamento protetor. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem ) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5683-
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo produzir e validar uma tecnologia educativa, do tipo cartilha, sobre cuidados necessários às crianças com leucemia linfocítica aguda em isolamento protetor, direcionada para familiares que acompanham e assistem essas crianças. Trata-se de uma pesquisa de natureza mista, realizada entre os meses de janeiro a agosto, em um hospital de referência para doenças do sangue na cidade de Manaus - AM. O estudo teve o parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (sob número de CAAE: 51299815.5.3001.0009) e incluiu três etapas: a contextualização do conteúdo estudado no qual compreendeu a revisão da literatura e a pesquisa exploratória junto aos familiares; na segunda, ocorreu o desenvolvimento da tecnologia educativa, e,na terceira, a pesquisa metodológica de validação desse instrumento.Participaram deste estudo22 pessoas, sendo 11 familiares (10 mães e 1 pai) que acompanhavam seus filhos durante o período de tratamento, através de entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de buscar o conhecimento desse público sobre o contexto;e 11 juízes experts nas áreas relacionadas com a temática e outras áreas afins ao processo de validação do instrumento ora produzido, por meio de um questionário com escala de Likert em 4 graus,de forma a determinar o nível de consenso.Durante o período das entrevistas com familiares(fase qualitativa), optaram pela tecnologia educativa no formato de cartilha e relataram o que sabem/não sabem/desejam saber a respeito dos cuidados à criança no isolamento protetor, trazendo subsídios para a seleção dos conteúdos. Quanto a validação da cartilha, os pareceres dos juízes apresentaram os seguintes resultados(fase quantitativa): bloco 1 –objetivos com percentual de 85,45%; bloco 2 –estrutura e apresentação com 74,23%,bloco 3 –relevância com percentual de 90,90%, e índice de consenso geral de 80,58% na primeira avaliação. Realizou-se,a partir do resultado alcançado,a segunda rodada com juízes expertises a partir da aplicabilidade da Técnica de Delphi, no qual se obteve índice de validação com percentual de 93,39%, considerando estatisticamente válida a tecnologia educacional produzida. Dentre as sugestões dos juízes destacaram-se: aumento das fontes dos textos, alteração na sequência dos tópicos, reformulação do título para maior acessibilidade, mais cores e expressividades em algumas ilustrações e a inclusão de um glossário de termos técnicos. Os familiares que participaram do estudo, afirmaram que as orientações sobre os cuidados necessários às crianças em isolamento protetor são importantes, visto que crianças recém-diagnosticadas com leucemia possuem, na maioria das vezes,pais com saberes limitados sobre a temática, o que torna essencial a disseminação do saber a partir da construção de instrumentos educativos.Através das análises realizadas, reforça-se a importância da elaboração de novas tecnologias para mediar práticas educacionais com pacientes, acompanhantes, familiares e profissionais da saúde, a fim de que se desenvolva de forma adequada a transmissão dos conhecimentos e orientações com segurança,para que cada público se aproprie de um material altamente confiável.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to produce and validate a booklet-type educational technology on the care needed for children with acute lymphocytic leukemia in protective isolation, aimed at family members who accompany and assist these children. It is a research of mixed nature, carried out between the months of January and August, in a reference hospital for blood diseases in the city of Manaus -AM. The study was approved by the Ethics and Research Committee of the Federal University of Amazonas (under number of CAAE: 51299815.5.3001.0009) and included three stages: the contextualization of the content studied, which included the literature review and the exploratory research with the relatives; In the second, the development of educational technology occurred, and in the third, the methodological research of validation of this instrument. Twenty-two people participated in the study, of whom 11 were family members (10 mothers and 1 father) who accompanied their children during the treatment period through semi-structured interviews, in order to seek the public's knowledge about the context; And 11 expert judges in the areas related to the theme and other areas related to the process of validation of the instrument produced by means of a questionnaire with Likert scale in 4 degrees, in order to determine the level of consensus. During the period (qualitative) of the interviews with family members, they opted for educational technology in the booklet format and reported what they know / do not know / want to know about child care in protective isolation, providing subsidies for content selection. As for the validation of the booklet, the opinions of the judges presented the following results (quantitative phase): block 1 -objectives with a percentage of 85.45%; Block 2 -structure and presentation with 74.23%, block 3 -relevance with 90.90% percentage, and general consensus index of 80.58% in the first evaluation. From the results achieved, the second round with experienced judges from the applicability of the Delphi Technique, in which a validation index with a percentage of 93.39% was obtained. Considering statistically valid the educational technology produced. Judges' suggestions include: increasing the sources of texts, altering the sequence of topics, reformulating the title for greater accessibility, more colors and expressiveness in some illustrations, and including a glossary of technical terms. The family members who participated in the study stated that the guidelines on the care needed for children in protective isolation are important since children newly diagnosed with leukemia have parents with limited knowledge about the subject, which makes essential the disseminationof knowledge from the Construction of educational tools. Through the analyzes carried out, the importance of developing new technologies to mediate educational practices with patients, caregivers, family members and health professionals is reinforced, so that an adequate way of transmitting knowledge and guidelines is That each audience appropriates a highly reliable material.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/16695/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Ellen%20Pessoa%20Rocha.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Parápor
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagempor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAM - UFPApor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnfermagem pediátricapor
dc.subjectTecnologias educaçionaispor
dc.subjectLeucemia linfocítica agudapor
dc.subjectCuidados familiarespor
dc.subjectIsolamento protetorpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM: ENFERMAGEM PEDIÁTRICApor
dc.titleProdução e validação de tecnologia educacional para familiares de crianças com leucemia linfocítica aguda em isolamento protetorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Ellen Pessoa Rocha.pdf3.61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons