???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5687
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Fany Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6075426430160248por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fabiana Lucena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5807021859719431por
dc.contributor.referee1Moraes, Ana Flávia de Moraes-
dc.contributor.referee2Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa-
dc.date.issued2017-02-08-
dc.identifier.citationLEONEL, Fany Gomes. Proposta de Educação Corporativa: uma ferramenta estratégica de apoio. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, manaus, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5687-
dc.description.resumoAs mudanças ocorridas na economia nos últimos anos nos remetem também às mudanças no campo educacional. As empresas enfrentam as rápidas mudanças na tecnologia, maiores expectativas por parte dos clientes e a escala das pressões competitivas. Como o sistema educacional não tem acompanhado, na mesma velocidade, o desenvolvimento dos novos produtos e tecnologias, o empresariado investe e estimula a formação profissionalizante de seus parceiros e funcionários. Este trabalho teve como objetivo propor uma ferramenta estratégica de apoio para implementar a Educação Corporativa nas organizações. Por meio de um estudo comparativo dos modelos das Universidades Corporativas do Banco do Brasil, Ambev e Caixa Econômica Federal nos aspectos: missão, objetivos e investimentos. Como resultado o modelo proposto sugere que a variedade de tecnologias permite compor diversas estruturas, que utiliza os seguintes componentes: portal educacional, sistema de gerenciamento de aprendizagem online, agenda educacional previamente estudada, serviço de avaliação externo e agregação de valor que possibilite a inclusão da cadeia de valor da organização (fornecedores, clientes, colaboradores, conveniados e públicos em geral) em sua agenda educacional ou em programas especiais de formação.por
dc.description.abstractThe changes that have taken place in the economy in recent years also remind us of changes in the educational field. Companies face rapid changes in technology, increased customer expectations, and the scale of competitive pressures. As the educational system has not accompanied the development of new products and technologies at the same speed, the business community invests and stimulates the professional training of its partners and employees. This work aimed to propose a strategic support tool to implement Corporate Education in organizations. Through a comparative study of the models of the Corporate Universities of the Bank of Brazil, Ambev and Caixa Econômica Federal in the aspects: mission, objectives and investments. As a result, the proposed model suggests that the variety of technologies allows to compose several structures, using the following components: educational portal, online learning management system, previously studied educational agenda, external evaluation service and value aggregation Inclusion of the organization's value chain (suppliers, customers, employees, contractors and the general public) in its educational agenda or in special training programs.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/16709/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Fany%20G.%20Leonel.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPortal Educacionalpor
dc.subjectFormação profissionalizantepor
dc.subjectProgramas Educacionaispor
dc.subjectEducação Corporativapor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpor
dc.titleProposta de Educação Corporativa: uma ferramenta estratégica de apoiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Fany G. Leonel.pdf2.4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons