???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorIzackson, Rafael Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0428175130804650por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Disney Douglas de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353por
dc.date.issued2016-10-21-
dc.identifier.citationIZACKSON, Rafael Rocha. Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5751-
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade investigar a Feira de Ciências como ferramenta de abordagem metodológica em uma escola de ensino médio-técnico particular em Manaus. Para pesquisar a aprendizagem científica e sua relação com projetos apresentados no evento, identificando as habilidades e competências nos estudantes participantes. A metodologia utilizada foi uma abordagem mista para coleta de dados dentro dessa pesquisa exploratória sequencial. Numa primeira fase foi feita uma análise dos dados qualitativos e na segunda fase análise dos dados quantitativos. Os instrumentos da coleta de dados foram: análise documental, entrevistas semiestruturadas com os professores orientadores e questionário para identificar as habilidades e competências na formação dos estudantes pesquisadores. Como resultados obtidos notou-se que as abordagens utilizadas pelos professores na orientação dos projetos influenciam diretamente, para aprendizagem científica dos estudantes, podendo-se constatar inúmeras qualidades nos estudantes, tais como: espírito de equipe, cooperação, senso crítico e argumentação, sendo todas elas responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades e competências, necessários para aprendizagem científica.por
dc.description.abstractThis work aims to investigate the Science Fair as a methodological approach tool in a high school education in particular Technical Manaus to research scientific learning and its relation to projects presented at the event, identifying the skills and competencies in participating students. The methodology was a mixed approach to data collection in this sequential exploratory research. In the first phase was an analysis of the qualitative data and the second stage analysis of quantitative data. The instruments of data collection were document analysis, semi-structured interviews with counselors and teachers questionnaire to identify the skills and competencies in the training of research students. As expected results: it was noted that the approaches used by teachers in guiding projects directly influence for scientific learning of students can be seen many qualities in students, such as team spirit, cooperation, critical thinking and reasoning, all of which are responsible for development of skills and competencies needed for scientific learning.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/17187/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Rafael%20R.%20Izackson.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFeira de ciênciaspor
dc.subjectCompetências e habilidadespor
dc.subjectAprendizagem científicapor
dc.subjectEstudantes pesquisadorespor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleFeira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Rafael R. Izackson.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons