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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Psicologia e povos indígenas: reflexões a partir do contato com os Yepa Mahsã no Projeto Rios e Redes
???metadata.dc.creator???: Fernandes, Felippe Otaviano Portela 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar
???metadata.dc.description.resumo???: Os estudos de Psicologia voltados aos povos indígenas no contexto brasileiro, mesmo crescendo gradativamente, ainda carecem de referenciais que possibilitem a compreensão de muitos processos psicológicos dentro de suas especificidades culturais. Torna-se importante a construção de Psicologias relevantes aos contextos que se propõem estudar, rompendo com a dominância epistemológica de abordagens ocidentais e eurocêntricas. Desse modo, esse trabalho teve como objetivo fazer uma análise psicossocial da da pessoa Tukano – Yepa Mahsã – por meio do Kihti Ukuse, Bahsese e Bahsamori, neste trabalho, o Kihti Ukuse é entendido como as narrativas. O Bahsese é entendido como mediador das relações entre os Yepa Mahsã, com os Wai Mahsã, com os seus demiurgos e também como um instrumento agenciador das relações e classificações do entorno. E o Bahsamori é aqui entendido como o conjunto de rituais coletivos (Poose) que acontecem em diferentes momentos, acompanhando um calendário de constelações e fenômenos ambientais. Esta pesquisa foi realizada junto ao Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI), que tem desenvolvido conhecimentos junto ao grupo indígena dos Tukano a partir do “projeto Rios e Redes”, abordando antropologicamente as concepções indígenas sobre os diferentes sentidos da relação sociedade/natureza. Compondo a equipe de pesquisadores antropólogos indígenas e não indígenas, tivemos o objetivo de contribuir com leitura uma psicossocial mostrando as inter-relações entre pessoa e contexto social. Nossa pesquisa foi qualitativa, utilizando-se de: a) dados secundários (transcrições de simpósio, relatórios de atividades e materiais textuais produzidos durante o projeto); b) de memórias escritas das reuniões grupais formais da equipe de pesquisadores; c) de informações do diário de campo a partir das conversas informais que ocorreram entre a equipe. Assim, construímos conhecimentos não como um pesquisador participante nem observador distante, mas como pesquisador no cotidiano que auxiliou tanto na construção do discurso antropológico sobre os três conceitos Tukano, e na elaboração dos materiais textuais. Os dados foram analisados por análise de conteúdo. O primeiro capítulo trará uma discussão a respeito do contexto das pesquisas de Psicologia e povos indígenas tanto em âmbito nacional quanto em âmbito internacional. O segundo abordará o histórico das epistemologias de Psicologia que estudam as culturas, assim como os fundamentos das ‘Psicologias Indígenas” e também da Psicologia Macro Cultural. O terceiro capítulo apresentará como os três conceitos Kihti Ukuse, Bahsese e Bahsamori, auxiliam na na análise psicossocial da pessoa Yepa Mahsã, se utilizando da leitura da Psicologia Macro Cultural. Nas considerações finais será abordado que o elemento “psicossocial”, inerente aos Yepa Mahsã, compreende relações sociais que se estabelecem em diferentes patamares de existência, bem como uma relação com um ambiente que não é inerte, mas sim vivo e relacional.
Abstract: The Psychology studies focused on native people in the Brazilian context, even if growing gradually, still lack references that allow the comprehension of many psychological phenomena within their cultural specificities. It becomes important the construct of psychologies relevant to the context that they propose to study, breaking with the epistemological dominance of Western and Eurocentric approaches. Thus, the purpose of this work is to make a psychosocial analysis of the the Tukano person – Yepa Mahsã – through the Kihti Ukuse, Bahsese and Bahsamori. In this work, the Kihti Ukuse is understood as the narratives. The Bahsese is understood as the mediator of the relationship between Yepa Mahsã with the Wai Mahsã, with their demiurges, as well as the agent instrument of the relationships and classifications of the surroundings. And the Bahsamori is understood here as a set of collective rituals (Poose) that happen in different moments, following a calendar of constellations and environmental phenomena. This research was done with the Amazonian Indigenous Research Nucleus (NEAI), that has been developing knowledge together with the Indigenous group of the Tukano, from the “Rivers and Nets Project”, anthropologically addressing the indigenous concepts about the different senses of the society/nature relationship. Composing the team of indigenous and non-indigenous anthropological researches, we had the purpose of contributing with the psychosocial readings, showing the interrelationships between individual and social context. Our research was qualitative, utilizing: a) secondary data (transcriptions of symposiums, reports of activities and textual material produced during the project); b) written memories of the researchers teams formal group meetings; c) information from field journals, from informal conversations that happened between the team. Therefore, we build knowledge not like a participant researcher nor a distant observer, but like a researchers in the everyday that helped both in the construction of the anthropological discourse about the three Tukano concepts, and in the elaboration of the textual materials. The data was analyzed by content analysis. The first chapter will bring a discussion about the context of the Psychology research and Native people, both nationally and internationally. In the second chapter, it will be addressed the record of epistemologies of the psychology, that study the culture, as well as the fundamentals of the “Indigenous Psychologies”, and also of the Macro-cultural Psychology; the third chapter will present how the three concepts Kihti Ukuse, Bahsese and Bahsamori help the constitution of the Yepa Mahsã person, using the readings of the Macro Cultural Psychology; in the final considerations it will be addressed that the “psychosocial” element, inherent to the Yepa Mahsã, comprises social relationships that are established in different levels of existence, as well as a relation with the environment that isn’t inert, but alive and relational.
Keywords: Psicologia Social
Povos Indígenas
Pesquisador no cotidiano
Tukano
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: FERNANDES, Felippe Otaviano Portela. Psicologia e povos indígenas: reflexões a partir do contato com os Yepa Mahsã no Projeto Rios e Redes. 2017. 88 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5757
Issue Date: 6-Apr-2017
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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