???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Naiara Gaspar de Holanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144029690171991por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone Eneida Baçal de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2030914124797140por
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.citationLIMA, Naiara Gaspar de Holanda. Formação profissional em debate: um estudo dos projetos pedagógicos do curso de Serviço Social em Manaus a partir das novas diretrizes curriculares de 1996. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5950-
dc.description.resumoO presente trabalho consistiu em um Estudo acerca dos projetos pedagógicos das escolas que oferecem o curso de Serviço Social presencial na cidade de Manaus. O objetivo geral pautouse Analisar os projetos pedagógicos das Escolas de Serviço Social na Cidade de Manaus a partir das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Serviço Social. Os objetivos específicos se constituíram em: Mapear as Escolas que oferecem o curso de Serviço Social presencial na Cidade de Manaus; Verificar se os projetos pedagógicos das Escolas de Serviço Social estão sendo elaborados à luz das diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pela ABEPSS/MEC; Conhecer as dimensões ético-político, técnico- operativo e teórico-metodológica através dos coordenadores e do PPC. O Estudo realizou-se por meio de pesquisa documental, acessando os projetos pedagógicos das instituições pesquisadas: Universidade Federal do amazonas-UFAM e Faculdade Salesiana Dom Bosco- FSDB.A metodologia utilizada pautou-se numa perspectiva crítica, os procedimentos da pesquisa compreenderam-se em instrumentos de natureza qualitativa. O trabalho contou ainda com pesquisa de campo, cuja mesma foi realizada por meio de coletada de dados utilizando-se de questionário de perguntas abertas e fechadas, aplicado junto aos sujeitos da pesquisa. Os principais resultados obtidos foram de acordo com os objetivos específicos, para tanto mapeamos por meio de pesquisa ao site do MEC, que existem 09 escolas de Serviço Social Presencial em Manaus, sendo 08 de natureza jurídica privada e 01 pública. Também foi verificado que os projetos pedagógicos da UFAM e FSDB estão em consonância com as diretrizes curriculares estabelecidas pela ABEPSS/MEC, oferecendo portanto uma formação profissional a partir dos núcleos de fundamentação, concepção crítica, concepção marxista, trabalham a pluralidade, articulam a teoria e a prática por meio de atividades complementares, ensino, pesquisa e extensão, sendo estes preceitos os que são estabelecidos principalmente pela proposta original da ABEPSS em 1996, ano de sua aprovação. Por fim, e atendendo ao terceiro objetivo específico desta pesquisa, foi identificado a partir da pesquisa documental e de campo as dimensões ético-político, teórico-metodológica e técnico-operativa dos projetos pedagógicos quanto a formação profissional, onde conhecemos que as dimensões são oferecidas durante todo percurso da formação profissional, caracterizando-as e objetivando-as por meio das disciplinas que perpassam o curso, atividades complementares, oficinas, seminários temáticos, estágio supervisionado, TCC, e a pesquisa e extensão.por
dc.description.abstractThe present work consisted of a study about the pedagogical projects of the schools that offer the course of Social Service in the city of Manaus. The general objective was to analyze the pedagogical projects of the Schools of Social Service in the City of Manaus from the national curricular guidelines for the Social Work courses. The specific objectives were Mapping the Schools that offer the course of Social Service in the City of Manaus; To verify if the pedagogical projects of the Social Service Schools are being elaborated in the light of the national curricular guidelines established by ABEPSS / MEC; Know the ethical-political, technical-operational and theoretical-methodological dimensions through the coordinators and the PPC. The study was carried out through documentary research, accessing the pedagogical projects of the researched institutions: Federal University of Amazonas-UFAM and Don Bosco Salesian College - FSDB. The methodology used was based on a critical perspective, the research procedures were understood Instruments of a qualitative nature. The work also had field research, which was done through data collection using an open and closed questionnaire, applied to the subjects of the research. The main results obtained were according to the specific objectives, so we mapped through a search to the MEC website, that there are 09 Schools of Social Service in Manaus, of which 08 are of private and 01 public nature. It was also verified that the pedagogical projects of UFAM and FSDB are in line with the curricular guidelines established by ABEPSS / MEC, thus offering a professional formation from the nuclei of foundation, critical conception, Marxist conception, work the plurality, articulate the theory and The practice through complementary activities, teaching, research and extension, these precepts being established mainly by the original ABEPSS proposal in 1996, the year of its approval. Finally, and in view of the third specific objective of this research, the ethical-political, theoretical-methodological and technical-operational dimensions of the pedagogical projects were identified from the field and documentary research, as well as the professional training, where we know the dimensions are offered Throughout the course of vocational training, characterizing them and objectifying them through the disciplines that pass through the course, complementary activities, workshops, thematic seminars, supervised internship, CBT, and research and extension.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/18548/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Naiara%20G.%20H.%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectDiretrizes Curricularespor
dc.subjectProjetos Pedagógicospor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: SERVIÇO SOCIALpor
dc.titleFormação profissional em debate: um estudo dos projetos pedagógicos do curso de Serviço Social em Manaus a partir das novas diretrizes curriculares de 1996por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Naiara G. H. Lima.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons