???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Rodrigo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1116893599757441por
dc.contributor.advisor1Prata, Roberto Antonio Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575por
dc.date.issued2017-11-29-
dc.identifier.citationSOARES, Rodrigo da Silva. O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica. 2017. 50 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6150-
dc.description.resumoUm dos maiores desafios do professor atualmente é a busca pelo desenvolvimento da capacidade de aprender dos alunos e do modo como se constrói o conhecimento, ou seja, o processo de aprendizagem dos alunos é objeto de investigação. Expor conteúdos, reproduzir fórmulas e cálculos de forma alheia às aplicabilidades ao cotidiano quase sempre provoca a falta de interesse na busca do aprendizado. Este trabalho tem por objetivo destacar a modelagem matemática, por ser uma habilidade básica porque tem importantes aplicações nos conteúdos da Física aplicados no ensino médio. Existem diversas formas de abordar um conteúdo de modo a despertar o interesse e a curiosidade do aluno. Nesta dissertação, são relatadas atividades práticas que possibilitam ao aluno resolver problemas de modo prático, proporcionando o contato e a comunicação entre os estudantes, dinamizando a aprendizagem e motivação, facilitando a compreensão dos assuntos da Física.por
dc.description.abstractOne of the greatest challenges of the teacher today is the search for the development of students ’capacity to learn and the way knowledge is constructed, that is, the students’ learning process is the object of investigation. Exposing contents, reproducing formulas and calculations in a way that is foreign to everyday applications almost always causes a lack of interest in the search for learning. This work aims to highlight mathematical modeling, as it is a basic skill because it has important applications in the contents of Physics applied in high school. There are several ways to approach content in a way that engages the interest and curiosity of the student. In this dissertation, practical activities are reported that allow the student to solve problems in a practical way, providing the contact and communication between students, stimulating learning and motivation, facilitating the understanding of the subjects of Physics.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/19927/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Rodrigo%20S.%20Soares.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectAprendizagem do alunopor
dc.subjectConteúdos da Físicapor
dc.subjectCálculospor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleO uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Rodrigo S. Soares.pdf424.6 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons