???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6154
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Darling Katiuscia de Goes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8180961615448162por
dc.contributor.advisor1Souza, Katiuscia dos Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167por
dc.contributor.advisor-co1Farias, Sidilene Aquino de-
dc.contributor.referee1Souza, Renato Henriques de-
dc.contributor.referee2Wiedermann, Larissa Silveira Moreira-
dc.date.issued2017-10-04-
dc.identifier.citationBORGES, Darling Katiuscia de Goes. Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6154-
dc.description.resumoMuitos desafios necessitam ser enfrentados para que a educação básica, especialmente o Ensino Médio, assegure uma formação comum indispensável para o exercício da cidadania e forneça meios para progressão no trabalho. Além de reformulação do currículo, é necessária a formação de professores para ensinar conteúdos atuais e mais próximos da vida dos alunos. Portanto, a proposta deste trabalho surge da necessidade de contextualizar a realidade dos alunos com os conhecimentos químicos e tem como objetivo investigar as aprendizagens promovidas no ensino de conteúdos químicos com alunos do Ensino Médio, a partir da temática “lixo urbano” sob o enfoque CTS. Este trabalho está baseado na abordagem qualitativa e técnica da pesquisa-ação, tendo a metodologia de projeto e suas ações didáticas com suporte de questionários como instrumentos de coleta de dados. O tema lixo foi escolhido devido a escola onde o projeto foi desenvolvido estar situada em um bairro, que já fora um “lixão” ao mesmo tempo em que o tema tem grande relevância social. Participaram como sujeitos de pesquisa, treze (13) alunos do 1 ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Manaus- Amazonas. A análise de dados foi orientada pela Análise de Conteúdo, com interpretação das mensagens obtidas durante o processo investigativo. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho envolvendo temas sociais evidenciam a importância da introdução de aspectos sociocientíficos no ensino sob o enfoque CTS e podem favorecer as atividades práticas contextualizadas, aliando a aprendizagem conceitual dos conteúdos com uma postura mais comprometida com o ambiente, contribuindo para formação do cidadão. Percebeu-se inicialmente, que os alunos estavam alheios ao problema social em discussão, sendo assim, iniciou-se um trabalho reflexivo sobre as responsabilidades de todos sobre o lixo. Para tanto se trabalhou as aprendizagens de conceitos químicos, procedimentos e atitudes. Em relação às aprendizagens promovidas pelo projeto, na construção do conhecimento relacionado às transformações e propriedades dos materiais percebeu-se um avanço no que tange a proposição de hipóteses mesmo que de maneira insegura e em relação as ideias prévias no início do projeto, entende-se que há necessidade ainda de reforços ou atividades que desenvolvam mais o campo conceitual. Entretanto, nas atividades que promoveram cooperação, solidariedade, organização, debate, reflexão e criticidade foram bastante eficazes, e isso foi percebido nas falas citadas no decorrer das atividades e no resultado da pesquisa, onde os alunos explanaram a temática de forma segura e crítica. É interessante ressaltar que essa evolução foi gradativa, e se não promoveu uma mudança duradoura, entretanto a semente da reflexão foi plantada. Observouse que dentro do nível cognitivo, os participantes encontram-se entre o realismo ingênuo, da realidade que conseguem visualizar e o interpretativo, que conseguem explicar por meio da ciência e caminhando para um processo reflexivo de aceitar o que é melhor para a coletividade, passando a considerar uma mudança de paradigma.por
dc.description.abstractMany challenges need to be faced in order for basic education especially the Secondary Education, ensures a common formation indispensable for the exercise of citizenship and to provide the means for progression at work. In addition to the reformulation of the curriculum, it is necessary to train teachers to teach current contents and closer to students' lives. Therefore, the proposal of this work arises from the need to contextualize the reality of the students with the chemical knowledge and aims to investigate the learning promoted in the teaching of chemical contents with High School students, from the theme "urban waste" under the CTS approach. This work is based on the qualitative and technical approach of the action research, having the project methodology and its didactic actions with the support of questionnaires as instruments of data collection. The garbage theme was chosen due to the school where the project was developed is located in a neighborhood, which had already been a "dump" at the same time that the theme has great social relevance. Thirteen (13) students from the 1st year of High School, from a public school in the county of Manaus-Amazonas, participated as subjects of research. The analysis of data was guided by Content Analysis, with interpretation of the messages obtained during the investigative process. The results suggest that the work involving social themes evidences the importance of the introduction of socio-scientific aspects in the teaching under the CTS approach and can favor contextualized practical activities, combining the conceptual learning of the contents with a posture more committed to the environment, contributing to formation of the citizen. It was first realized that the students were oblivious to the social problem under discussion, and thus began a reflective work on everyone's responsibilities over garbage. For that, we worked on the learning of chemical concepts, procedures and attitudes. In relation to the learning promoted by the project, in the construction of the knowledge related to the transformations and properties of the materials, an advance was made regarding the proposition of hypotheses even if in an insecure way and in relation to the previous ideas at the beginning of the project, it is understood that there is still a need for reinforcements or activities that further develop the conceptual field. However, the activities that promoted cooperation, solidarity, organization, debate, reflection and criticality were quite effective, and this was noticed in the speeches mentioned during the course of the activities and in the research results, where the students explained the subject in a safe and critical way. It is interesting to note that this evolution was gradual, and if it did not promote a lasting change, however, the seed of the reflection was planted. It was observed that within the cognitive level, the participants find themselves between naive realism, the reality they can visualize and the interpretive, that they can explain through science and are moving towards a reflexive process of accepting what is better for the community, to consider a paradigm shift.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/19972/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Darling%20K.%20G.%20Borges.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectConteúdos de Aprendizagempor
dc.subjectQuímica - Análise de Conteúdopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleLixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Darling K. G. Borges.pdf14.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons