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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM)
Autor: Braúlio, Ofigênia Bindá 
Primeiro orientador: Pacheco, Frantomé Bezerra
Resumo: Historicamente, a educação escolar veio capitaneada por um sistema que objetivava o enfraquecimento da cultura indígena e da sua língua, buscando integrar os povos indígenas a sociedade nacional. Como forma de resistência à extinção de sua cultura, os índios no Brasil lutaram em prol de seus direitos, a terra, a saúde e, especificamente, a educação escolar diferenciada. O estudo apresenta uma reflexão acerca da educação indígena Ticuna na Escola Ebenezer e tem como objetivo contextualizar as práticas educacionais de ensino na escola municipal indígena Ebenezer em Benjamin Constant, Alto Solimões- AM, baseando-se em uma hipótese de que a escola possui um papel muito forte em realizar a transmissão da cultura, mas dentro de uma lógica de homogeneização do Estado, sobretudo nos casos das escolas indígenas, auxiliando no enfraquecimento da escola diferenciada em nome de uma pretensa cultura que promove o apagamento e silenciamento das práticas culturais tradicionais. A escola é um instrumento que pode contribuir para o fortalecimento desses valores culturais. Os dados levantados nesta pesquisa nos permitem ressaltar que o processo da educação Ticuna passou por significativos avanços em seus parâmetros curriculares, porém, existem obstáculos que precisam ser superados para que haja uma educação escolar que satisfaça as perspectivas dos próprios Ticuna.
Abstract: Indigenous school education was led by a system aimed at the extinction of indigenous culture and its language, seeking to integrate indigenous peoples into national western society. As a form of resistance to the extinction of their Brazilian culture, indigenous peoples fought for their rights, land, health, and, specifically education. This study brings a reflection about Ticuna indigenous education at Ebenezer School. The main objective of this study was to contextualize the teaching practices of the Ebenezer indigenous municipal school in Benjamin Constant, Alto Solimões - AM. Based on a hypothesis that school has a very strong role in carrying out the transmission of culture, but within a logic of state homogenization especially in the cases of indigenous schools, aiding in the depredation of a differentiated school in the name of a presumed National culture. The data collected allows us to point out that the Ticuna education process has undergone significant advances in their curriculum guidelines, but there are obstacles that must be overcome so there is really a school education that meets the prospect of Ticuna people.
Palavras-chave: Educação escolar indígena
Povo Ticuna
Educação Diferenciada
Indigenous school education
Ticuna people
Diferentiated Education
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Museu Amazônico
Programa: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citação: BRÁULIO, Ofigênia Bindá. Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM). 2017. 121 f. Dissertação ( Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6409
Data de defesa: 14-Dec-2017
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

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