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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uso de um método preditivo para inferir a zona de aprendizagem de alunos de programação em um ambiente de correção automática de código
???metadata.dc.creator???: Pereira, Filipe Dwan 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
First advisor-co: Oliveira, David Braga Fernandes de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cristo, Marco Antonio Pinheiro de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Isotani, Seiji
???metadata.dc.description.resumo???: Em média, um terço dos alunos no mundo reprova em disciplinas de introdução à programação de computadores (IPC). Assim, muitos estudos vêm sendo conduzidos a fim de inferir o desempenho de estudantes de turmas de IPC. Inicialmente, pesquisadores investigavam a relação das notas dos alunos com fatores estáticos como: notas no ensino médio, gênero, idade e outros. Entretanto, o comportamento dos estudantes é dinâmico e, dessa forma, abordagens orientadas aos dados vêm ganhando atenção, uma vez que muitas universidades utilizam ambientes web para turmas de programação como juízes online. Com efeito, muitos pesquisadores vêm extraindo e tratando os dados dos estudantes a partir desses ambientes e usando-os como atributos de algoritmos de aprendizagem de máquina para a construção de modelos preditivos. No entanto, a comunidade científica sugere que tais estudos sejam reproduzidos a fim de investigar se eles são generalizáveis a outras bases de dados educacionais. Neste sentido, neste trabalho apresentou-se um método que emprega um conjunto de atributos correlacionados com as notas dos estudantes, sendo alguns baseados em trabalhos relacionados e outros propostos nesta pesquisa, a fim de realizar a predição do desempenho dos alunos nas avaliações intermediárias e nas médias finais. Tal método foi aplicado a uma base de dados com 486 alunos de IPC. O conjunto de atributos chamado de perfil de programação foi empregado em algoritmos de aprendizagem de máquina e otimizado utilizando duas abordagens: a) ajuste de hiperparâmetros com random search e b) construção do pipeline de aprendizagem de máquina utilizando algoritmos evolutivos. Como resultado, atingiu-se 74,44% de acurácia na tarefa de identificar se os alunos iriam ser reprovados ou aprovados usando os dados das duas semanas de aula em uma base de dados balanceada. Esse resultado foi estatisticamente superior ao baseline. Destaca-se ainda que a partir da oitava semana de aula, o método atingiu acurácias entre 85% e 90,62%.
Abstract: CS1 (first year programming) classes are known to have a high dropout and non-pass rate. Thus, there have been many studies attempting to predict and alleviate CS1 student performance. Knowing about student performance in advance can be useful for many reasons. For example, teachers can apply specific actions to help learners who are struggling, as well as provide more challenging activities to high-achievers. Initial studies used static factors, such as: high school grades, age, gender. However, student behavior is dynamic and, as such, a data-driven approach has been gaining more attention, since many universities are using web-based environments to support CS1 classes. Thereby, many researchers have started extracting student behavior by cleaning data collected from these environments and using them as features in machine learning (ML) models. Recently, the research community has proposed many predictive methods available, even though many of these studies would need to be replicated, to check if they are context-sensitive. Thus, we have collected a set of successful features correlated with the student grade used in related studies, compiling the best ML attributes, as well as adding new features, and applying them on a database representing 486 CS1 students. The set of features was used in ML pipelines which were optimized with two approaches: hyperparameter-tuning with random search and genetic programming. As a result, we achieved an accuracy of 74.44%, using data from the first two weeks to predict student final grade, which outperforms a state-of-the-art research applied to the same dataset. It is also worth noting that from the eighth week of class, the method achieved accuracy between 85% and 90.62%.
Keywords: Alunos de programação
Aaprendizagem de máquina
Learning analytics
Data-driven - Métricas de software
Juízes online
Programming students
Machine learning
Learning analytics
Genetic programming
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: PEREIRA, Filipe Dwan. Uso de um método preditivo para inferir a zona de aprendizagem de alunos de programação em um ambiente de correção automática de código. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6425
Issue Date: 29-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado em Informática

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