???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, João Rakson Angelim da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1952251399110820por
dc.contributor.advisor1Santos, João Otacílio Libardoni dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973por
dc.contributor.referee1Santos, João Otacílio Libardoni dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973por
dc.contributor.referee2Formiga, Nilton Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5901130373066343por
dc.contributor.referee3Ferreira, Lúcio Fernandes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773por
dc.date.issued2018-07-26-
dc.identifier.citationSILVA, João Rakson Angelim da. Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6534-
dc.description.resumoO presente estudo, apoiado no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano (MBDH), proposto por Urie Bronfenbrenner, investigou as Habilidades Sociais de crianças com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que frequentam o atendimento ducacional especializado (AEE), em duas escolas da rede municipal de ensino fundamental, em Manaus. De forma geral, caracterizou as habilidades sociais de crianças com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que frequentam o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado na sala de recursos multifuncionais (SRM). Especificamente, 1) Identificou os recursos pessoais utilizados por professores na sala de recursos multifuncionais (SRM) durante o atendimento educacional especializado (AEE); 2) Descreveu as habilidades sociais de crianças com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que frequentam o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado na sala de recursos multifuncionais (SRM); e 3) Analisou a relação entre habilidades sociais de crianças com TEA com o ambiente imediato (SRM/AEE) destacando vivências que favoreceram o desenvolvimento da criança. No caminho empírico-teórico-metodológico da pesquisa, dialogamos com autores que discutem a temática sobre educação inclusiva; optamos por uma pesquisa de campo, descritiva, com uma abordagem qualitativa. O MBDH possibilitou analisar o desenvolvimento humano considerando a interação sinérgica de quatro componentes: processo, pessoa, contexto e tempo – PPCT; e buscou apreender a rede de relações que ocorrem em diferentes contextos, integradas em quatro níveis interconectados: microssistema; mesossistema; exossistema; macrossistema. A inserção ecológica, como método de investigação, possibilitou a entrada do pesquisador no ambiente imediato, onde ocorreram, as observações, conversas informais e entrevistas. Para complementar a coleta de dados, aplicou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais – SSRS/BR, nas versões para professores e pais. Deste instrumento, avaliou-se apenas as habilidades sociais. Participaram deste estudo 2 (dois) professores da sala de recursos multifuncionais (SRM), 4 (quatro) alunos com TEA e 4 (quatro) pais de alunos. Os resultados revelaram que as estratégias utilizadas pelos professores no AEE ofertado na SRM, com ênfase nas habilidades sociais contribuíram, de forma tímida, no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo de crianças com TEA. O escore geral da avaliação dos professores e pais via o SSRS-BR, revelou que 75% das crianças com TEA apresentou o nível “Abaixo da média inferior”. Concluímos que o processo de inclusão de alunos com TEA e outras referentes à Educação Especial, ainda está a depender de muitas ações coordenadas que unam os professores, as famílias, as escolas, a Secretaria de Educação do Município, as Universidades e à comunidade.por
dc.description.abstractThe present study, supported by the Bioecological Model of Human Development (MBDH), proposed by Urie Bronfenbrenner, investigated the Social Skills of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) attending specialized municipal school network in Manaus. In general, it characterized the social skills of children with autism spectrum disorder (ASD) attending the specialized educational service (ESA) offered in the multifunctional resource room (SRM). Specifically, 1) Identified the personal resources used by teachers in the multifunction resource room (SRM) during specialized educational service (ESA); 2) Described the social skills of children with autism spectrum disorder (ASD) attending the specialized educational service (ESA) offered in the multifunction resource room (SRM); and 3) analyzed the relationship between social skills of children with ASD and the immediate environment (SRM/ESA) highlighting experiences that favored child development. In the empirical-theoretical-methodological way of the research, we dialogue with authors who discuss the theme of inclusive education; we opted for a descriptive field research with a qualitative approach. The MBDH made it possible to analyze the human development considering the synergic interaction of four components: process, person, context and time - PPCT; and sought to learn the network of relationships that occur in different contexts, integrated into four interconnected levels: microsystem; mesosystem; exosystem; macrosystem. The ecological insertion, as research method, allowed the researcher to enter the immediate environment, where they occurred, the observations, informal conversations and interviews. To complement the data collection, the Social Skills Assessment System (SSRS / BR) was applied in the versions for teachers and parents. From this instrument, only social skills were evaluated. Two (2) multifunction resource room teachers (SRM), four (4) students with ASD and four (4) parents of students participated in this study. The results revealed that the strategies used by teachers in ESA offered in SRM, with emphasis on social skills, contributed timidly to the social, cognitive and affective development of children with ASD. The overall teacher and parent assessment score via SSRS-BR revealed that 75% of the children with ASD had the "Below average" level. We conclude that the process of inclusion of students with TEA and others related to Special Education is still dependent on many coordinated actions that unite teachers, families, schools, the Municipal Education Department, Universities and the community.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/23117/Dissert%c3%a7%c3%a3o_Jo%c3%a3o%20Rakson.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectHabilidades sociaispor
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectSpecialized educational assistanceeng
dc.subjectSocial skillseng
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIALpor
dc.titleHabilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE)por
dc.title.alternativeSocial skills of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) that frequent Specialized Educational Serivice (ESA)eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertção_João Rakson1.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.