???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6578
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPenha, Darcilia Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1890432891278435por
dc.contributor.advisor1Noda, Sandra do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9708112415506126por
dc.contributor.advisor-co1Noda, Hiroshi-
dc.contributor.referee1Waichman, Andrea Viviana-
dc.contributor.referee2Bentes, Arone do Nascimento-
dc.contributor.referee3Schropfer, Edivania dos Santos-
dc.contributor.referee4Zogahib, André Luiz Nunes-
dc.contributor.referee5Ribeiro, Mário Bueno-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.identifier.citationPENHA, Darcília Dias. Agricultura, Boi-Bumbá e a festa de Parintins. 2016. 152 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6578-
dc.description.resumoA presente tese teve sua pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia – PPG/CASA e se vincula à linha de pesquisa “Dinâmicas Socioambientais”. Sua concepção se deu, quando foi percebido o fato do Festival Folclórico de Parintins exibir na arena do bumbódromo, desde a década de 60, somente apresentações cujas temáticas se voltam para os afazeres ou fenômenos sociais do cotidiano amazônico. Nessa perspectiva, foi imprescindível acompanhar o itinerário produtivo dos produtores-artistas envolvidos no referido festival, aprendendo efetivamente as estratégias as quais provocam essa constância tão evidente de apresentações do contexto rural da Amazônia. Com esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos, acompanhando os atores do trabalho, em três dimensões espaciais produtivas as quais foram denominadas de casos I, II e III, constituídos pelas UFPAgro, UFPARt e USPRepres – Unidades Familiares de Produção Agroecossistemica e Artístico-Artesanal e Unidade Social Representativa, respectivamente. Nesse acompanhamento foram utilizados no caso I UFPAgro e no caso II – UFPArt, a entrevista com os participantes, gravação das falas dos personagens durante as visitas, e os registros em diários de campo. Já no caso III USPRepres, cujas atividades ocorrem na arena do bumbódromo, foi utilizado o acervo de imagens do boi Caprichoso, de onde foram escolhidos a apresentação das alegorias de pescaria e farinhada, apresentação de dança de grupos indígenas, bem como a dança e evolução do boi Caprichoso. Durante a pesquisa, a percepção possibilitou a identificação de uma trajetória circular recursiva, percorrida anualmente, pelos participantes do estudo os quais em sua trajetória produtiva, produzem agro e artisticamente, atrelados a um sistema tangível e intangível delineado pela linguagem verbal e linguagem não verbal. Estas desencadeiam uma composição indissociável do referido sistema material e imaterial, nas suas interações e organizações. Esse contexto potencializou o trabalho a, mediante nossa condição de seres físico, biológico, social, cultural, psíquico e espiritualmente constituídos; utilizar uma concepção teórica construída à luz da complexidade sistêmica, fundamentada em Edgar Morin, enfocando os conceitos de sistema, interações e organização, ornados pelos princípios da circularidade recursiva; tentando mostrar que numa circunstância produtiva diversificada, são encadeadas a articulação, a identidade e a diferença entre os componentes do sistema, contrapondo-se à concepção do pensamento cuja essência é separar os diversos componentes, unindo-os por critérios redutivos e mutilantes.por
dc.description.abstractThis thesis was a research developed by the Program for Graduate in Environmental Sciences and Sustainability of the Amazon – PPG/CASA and is linked to the line of research "Dynamic Socioenvironmental". His conception was given when it was realized the fact that the Parintins Festival show in bumbódromo actually the arena, from the 60, only presentations whose topics turn to the affairs or social phenomena of the Amazon daily. It was therefore essential to follow the itinerary of productive producers artists involved in that festival, trying to understand the strategies which cause this so apparent constancy of rural Amazonian context of presentations. To this end, a study of multiple cases was developed, following the actors work in three productive spatial dimensions which were named cases I, II and III, set up by UFPAgro, UFPArt and USPRepres. - Units Family Agricultural Production, Art-Craft and Representative respectively. In this follow-up were used in the case UFPAgro I and Case II - UFPArt, interviews with participants, recording the speeches of the characters during the visits, and the records in field diaries. In the case III USPRepres, whose activities take place in bumbódromo actually arena, was used ox images acquis Capricious from which were chosen the presentation of the allegories of fishing and Farinhada, dance performance of indigenous groups, as well as dance and evolution Caprichoso ox. During the research, the perception allowed the identification of a recursive circular path, traveled annually by the participants which in its production history, produce agricultural and artistically linked to a tangible system and intangible outlined by verbal and non-verbal language. These trigger an inseparable composition of the material and immaterial system in their interactions and organizations. This context potentiated the work by our condition of being physical, biological, social, cultural, psychological and spiritual constituted; using a theoretical concept constructed in the light of systemic complexity, based on Edgar Morin, focusing on the system of concepts, interactions and organization, adorned by the principles of recursive circularity; trying to show that a diversified productive circumstances are linked to joint, the identity and the difference between the system components, in contrast to the design of thought whose essence is to separate the various components, uniting them by reductive and mutilating criteria.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/23598/Tese_Darcilia%20Penha.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSistema de Interaçãopor
dc.subjectCircularidadepor
dc.subjectPluriatividadepor
dc.subjectLinguagem Culturalpor
dc.subjectIdentidade Culturalpor
dc.subjectDinâmicas Socioambientaispor
dc.subjectFestival Folclórico de Parintinspor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIASpor
dc.titleAgricultura, Boi-Bumbá e a festa de Parintinspor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Darcilia Penha5.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons