???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6581
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Literatura russa e desencantamento do mundo: estudos de Max Weber, Dostoiévski e Tolstói
???metadata.dc.creator???: Silva, Marcelo Souto da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinto, Ernesto Renan Melo de Freitas
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese busca revelar os pontos de contato da produção intelectual de Max Weber, especialmente no que concerne ao conceito de desencantamento do mundo e as obras selecionadas de Dostoiévski e Tolstói. Todo o método construído para encaminhar a análise relacional está fundamentado no equilíbrio entre texto e contexto. O reconhecimento dos debates em andamento no campo intelectual russo, em permanente contato com o ocidental, bem como elementos biográficos e técnicos dos autores e de suas obras constituem os caminhos da análise. Weber se tornou, ao mesmo tempo, objeto de estudo e método. Seus próprios conceitos foram trazidos para o centro da análise, possibilitando a interpretação e compreensão das condutas individuais de autores e personagens literários, com vistas a extrair seus significados sociológicos. No primeiro momento da análise, aquele relativo ao desencantamento do mundo pela ciência e pela técnica, A Morte de Ivan Ilitch revelou-se uma das representações literárias mais contundentes dos efeitos diagnosticados por Weber deste processo. O Sonho de um homem ridículo demonstrou ser resultante de intenso debate na Rússia entre eslavófilos e ocidentalistas. Dostoiévski promove, na narrativa, um convite à resistência da Rússia quanto ao avanço da ciência ocidental com seu devastador processo de desencantamento do mundo. No segundo momento da análise, o desencantamento do mundo em sua acepção religiosa, enquanto desmagificação pela religião dos meios de salvação revelou que tanto Os Irmãos Karamázov quanto Ressurreição demonstram uma base sócio-histórica russa radicalmente diferente daquela diagnosticada por Weber no ocidente. Pelo lado ocidental, uma racionalização da conduta de vida em busca da salvação, de caráter ascético intramundano que foi desaguar no individualismo exclusivista e capitalista eminentemente competitivo. Pelo lado russo, uma racionalização que não seguiu os graus extremos ocidentais e permaneceu, por isso, em suas bases cristãs místico-contemplativas ou ascéticoextramundanas, em todo caso fomentadoras de uma visão comunitária de amor fraternal universalista que contrastam a olhos vistos com a ética capitalista. Os conflitos da modernidade e os efeitos do processo de desencantamento do mundo, a se revelarem nas produções dos autores analisados legaram ao mundo o mais impressionante diagnóstico que temos notícia dos rumos que a humanidade tomou, a partir da modernidade (em Weber), e dos caminhos possíveis à nossa história, para os quais a Rússia deixa instigantes pistas sob a pena de Tolstói e Dostoiévski.
Abstract: The present thesis seeks to uncover the points of contact of Weber's intellectual production, especially regarding to the concept of disenchantment of the world and the selected works of Dostoevsky and Tolstoy. All the method constructed to direct the relational analysis is based on the balance between text and context. The recognition of the ongoing debates in the Russian intellectual field, in permanent contact with the West, as well as the biographical and technical elements of the authors and their works constitute the paths of analysis. Weber became, at the same time, object of study and method. His own concepts were brought to the center of the analysis, making possible the interpretation and understanding of the individual behaviors of authors and literary characters, in order to extract their sociological meanings. In the first stage of the analysis, that relating to the disenchantment of the world by science and technique, The Death of Ivan Ilitch proved to be one of the strongest literary representations of the effects diagnosed by Weber on this process. The Dream of a ridiculous man proved to be the result of intense debate in Russia between Slavophiles and Westerners. Dostoevsky promotes, in the narrative, an invitation to Russia's resistance against the advance of Western science with its devastating process of disenchantment of the world. In the second moment of the analysis, the disenchantment of the world in its religious sense, while the loss of magification by the religion of the means of salvation, revealed that both the Karamazov Brothers and Resurrection demonstrate a Russian socio-historical basis radically different from that diagnosed by Weber in the West. On the western side, a rationalization of the exitence seeking for salvation, of an intramundane ascetic character that was pouring into the exclusivist and capitalist individualism that was eminently competitive. On the Russian side, a rationalization that did not follow the extreme western degrees and remained, therefore, in its mystical-contemplative or ascetic extramundane Christian bases, in any case fomenting a communist vision of universalist brotherly love that contrasts with the capitalist ethics. The conflicts of modernity and the effects of the disenchantment of the world, revealed in the productions of authors analyzed, have given the world the most striking diagnosis that we have heard of the course that humanity has taken, from modernity (by Weber), and from the possible paths to our history, to which Russia leaves thoughtprovoking clues under the pen of Tolstoy and Dostoevsky.
Keywords: Sociologia
Literatura Russa
Modernidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: SILVA, Marcelo Souto da. Literatura russa e desencantamento do mundo: estudos de Max Weber, Dostoiévski e Tolstói. 2017. 184 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6581
Issue Date: 4-Sep-2017
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_MarceloSilva_PPGSCA.pdf1.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons