???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Elciclei Faria dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5608950272165284por
dc.contributor.advisor1Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6273580825792084por
dc.contributor.referee1Nascimento, Rita Gomes do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1608776186937258por
dc.contributor.referee2Luciano, Gersem José dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1021166118431706por
dc.contributor.referee3Silva, Rosa Helena Dias da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5738798217460045por
dc.contributor.referee4Corrêa, Carlos Humberto Alves-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8276764687801349por
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Elciclei Faria dos. Formação de Docentes Indígenas: Interculturalidade e prática docente Mura. 2018. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6741-
dc.description.resumoA pesquisa tematiza a formação de docentes indígenas, sob a ótica da experiência do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. O Projeto Pedagógico do referido curso emerge a partir de um processo de discussão, elaboração, implantação e diálogo compartilhado entre docentes da UFAM e da Organização de Professores Indígenas Mura – OPIM. A escolha do tema foi instigada a partir da experiência como pesquisadora e formadora em cursos junto a docentes indígenas, em especial junto aos docentes mura, com os quais desenvolvemos diversas pesquisas. A problemática da tese buscou investigar a existência de uma correlação entre a dimensão intercultural da formação e a dimensão intercultural da prática pedagógica de docentes indígenas na escola. Para responder a problemática levantada pela tese, fizemos as seguintes indagações: qual a concepção de interculturalidade presente no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas? - Quais disciplinas, ementas e atividades apontam para a promoção da interculturalidade na turma Mura? - Que atividades repercutem a dimensão intercultural na prática docente mura? A investigação foi realizada a partir de: análise documental, observação da prática pedagógica em duas escolas indígenas mura e entrevistas semiestruturadas com docentes mura, bem como docentes da UFAM que atuaram no curso, turma Mura. Pela singularidade dos sujeitos sociais envolvidos, este estudo utilizou a metodologia qualitativa de pesquisa, orientada pelo método da abordagem hermenêutica-dialética (MINAYO, 2006). O resultado da investigação defende a tese de que existe uma correlação entre a dimensão intercultural da formação docente e a dimensão intercultural da prática pedagógica de docentes indígenas na escola. Tal prática se caracteriza como intercultural pela forma como os/as docentes mura articulam os conhecimentos da cultura mura aos conhecimentos de outras sociedades; contextualizam os conhecimentos partindo do local para o universal; utilizam conhecimentos das diversas áreas do conhecimento situando sua prática na perspectiva interdisciplinar e intercultural na busca do bem viver.por
dc.description.abstractThis research has as its theme the graduation process of Mura indigenous teachers under the light of the Indigenous Teachers Graduation Course of the Federal University of Amazonas - UFAM. The pedagogical process of such a course emerges from a series of dialog, creation, implementation processes between UFAM Professors and Mura Indigenous Teachers Organization – OPIM. The choice of such theme took inspiration in this educator and researcher’s experience in a variety of courses taken with other indigenous teachers, specially those of the Mura ethnical group with whom several researches have been developed. The object of this thesis aimed to investigate the existence of a correlation between the intercultural magnitude of Teachers graduation process and this of these indigenous teachers’ pedagogical practice at their schools. In order to respond to the questioning made in this thesis, these other questions were made: how does the Indigenous Teachers Graduation Course conceive the interculturality? What disciplines, subjects and activities lead to interculturality in a Mura class? What activities reverberate the intercultural magnitude in the Mura teaching practice? The investigation was conducted from: documental analysis, observation of the teaching practice in two Mura schools and semiformal interviews with Mura teachers and with those from UFAM who worked with the Mura class along the graduation course. Given the singularity of the social individuals involved, this study made use of the qualitative methodology of research, guided by the Hermeneutic-Dialectic Method (MINAYO, 2006). The result of the investigation defends that there exists a correlation between the intercultural scope of teachers graduation and the intercultural scope of the pedagogical practice of teachers at school. Such a practice is seen as intercultural due to the form as the Mura teachers articulate knowledge from their own culture with others from different societies; how they contextualize knowledge from a local sphere to a universal one; how they use such knowledge from several areas situating its practice in the interdisciplinary and intercultural perspectives in the pursuit of welfare.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/25366/Tese_Elciclei%20F.%20Santos_PPGE.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/28140/Tese_ElcicleiSantos_PPGE.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/34566/Tese_ElcicleiSantos_PPGE.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPovo Murapor
dc.subjectFormação docente indígenapor
dc.subjectLicenciatura Interculturalpor
dc.subjectPrática pedagógica interculturalpor
dc.subjectMura peopleeng
dc.subjectIndigenous teachers graduationeng
dc.subjectIntercultural Licentiateshipeng
dc.subjectIntercultural pedagogical practiceeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleFormação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Murapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_ElcicleiSantos_PPGE3.94 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.