???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6782
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Cultura e educação da criança ribeirinha: estudo na Comunidade Santo Antônio do Tracajá - Parintins/AM
???metadata.dc.creator???: Silva, Sebastião Janderson Torres da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa aborda as “Representações Simbólicas e Educação das crianças na comunidade Santo Antonio do Rio Tracajá no município de Parintins/AM. Tem como foco principal discutir e analisar a cultura e a educação cabocla-ribeirinha, através das representações simbólicas das crendices como processo educativo das crianças da comunidade, caracterizando as práticas educativas envolvidas na educação familiar e comunitária que envolve conteúdos culturais e simbólicos das crendices, mapeando as atividades das crianças, as principais brincadeiras na teia das relações sociais, na família, e no seu contexto rural que favorecem a assimilação de regras no processo educativo e cultural na comunidade. Assim fizemos o seguinte questionamento: como a cultura e a educação cabocla-ribeirinha e suas representações simbólicas podem ser consideras como processo educativo das crianças da comunidade Santo Antônio do Rio Tracajá no município de Parintins/AM?. A educação em destaque não é aquela que tem a escola como sua principal responsável pela transmissão de conhecimentos, mas, sobretudo, a educação transmitida pela tradição oral com base na cultura do grupo social. Dentro desse contexto, o modo de vida de comunidades ribeirinhas, baseado muitas vezes numa espécie de direito consuetudinário, se converte em campo propício para os estudos sobre a relação da cultura com a formação dos sujeitos, especialmente a criança, que está em processo de desenvolvimento e socialização.
Abstract: The present research deals with the "Symbolic Representations and Education of children in the community of Santo Antonio do Rio Tracajá in the city of Parintins / AM. Its main focus is to discuss and analyze the Caboclo-Riverside culture and education, through the symbolic representations of the crendices as educational process of the children of the community, characterizing the educational practices involved in family and community education that involves cultural and symbolic contents of the crendices, mapping children's activities, the main jokes in the web of social relations, in the family, and in their rural context that favor the assimilation of rules in the educational and cultural process in the community. Thus, we asked the following question: how the Cabocla-Riverside culture and education and its symbolic representations can be considered as an educational process for the children of the community of Santo Antônio do Rio Tracajá in the municipality of Parintins / AM ?. Higher education is not the one that has the school as its main responsibility for the transmission of knowledge, but above all, the education transmitted by oral tradition based on the culture of the social group. Within this context, the way of life of riparian communities, often based on a common law type, becomes a propitious field for studies on the relationship between culture and the formation of subjects, especially the child, who is in the process of development and socialization.
Keywords: Representações Simbólicas
Cultura - Amazônia
Educação cabocla-ribeirinha
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Sebastião Janderson Torres da. Cultura e educação da criança ribeirinha: estudo na Comunidade Santo Antônio do Tracajá - Parintins/AM. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6782
Issue Date: 4-Sep-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_SebastiãoSilva_PPGE.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.