???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6788
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Localização de falhas em programas concorrentes em C
???metadata.dc.creator???: Alves, Erickson Higor da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima Filho, Eddie Batista de
First advisor-co: Cordeiro, Lucas Carvalho
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho descreve uma nova abordagem para localizar falhas em programas concorrentes, a qual é baseada em técnicas de verificação de modelos limitada e sequencialização. A principal novidade dessa abordagem é a ideia de reproduzir um comportamento defeituoso em uma versão sequencial do programa concorrente. De forma a apontar linhas defeituosas, analizam-se os contraexemplos gerados por um verificador de modelos para o programa sequencial instrumentado e procura-se um valor para uma variável de diagnóstico, o qual corresponde a linhas reais no programa original. Essa abordagem é útil para aperfeiçoar o processo de depuração para programas concorrentes, já que ela diz qual linha deve ser corrigida e quais valores levam a uma execução bem-sucedida. Essa abordagem foi implementada como uma transformação código-a-código de um programa concorrente para um não-determinístico sequencial, o qual é então usado como entrada para ferramentas de verificação existentes. Resultados experimentais mostram que a abordagem descrita é eficaz e é capaz de localizar falhas na maioria dos casos de teste utilizados, extraídos da suíte da International Competition on Software Verification 2015.
Abstract: Este trabalho descreve uma nova abordagem para localizar falhas em programas concorrentes, a qual é baseada em técnicas de verificação de modelos limitada e sequencialização. A principal novidade dessa abordagem é a ideia de reproduzir um comportamento defeituoso em uma versão sequencial do programa concorrente. De forma a apontar linhas defeituosas, analizam-se os contraexemplos gerados por um verificador de modelos para o programa sequencial instrumentado e procura-se um valor para uma variável de diagnóstico, o qual corresponde a linhas reais no programa original. Essa abordagem é útil para aperfeiçoar o processo de depuração para programas concorrentes, já que ela diz qual linha deve ser corrigida e quais valores levam a uma execução bem-sucedida. Essa abordagem foi implementada como uma transformação código-a-código de um programa concorrente para um não-determinístico sequencial, o qual é então usado como entrada para ferramentas de verificação existentes. Resultados experimentais mostram que a abordagem descrita é eficaz e é capaz de localizar falhas na maioria dos casos de teste utilizados, extraídos da suíte da International Competition on Software Verification 2015.
Keywords: Verificação de Modelos
Localização de Falhas
Sequencialização
Depuração
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: ALVES, Erickson Higor da Silva. Localização de falhas em programas concorrentes em C. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6788
Issue Date: 14-Sep-2018
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_EricksonAlves_PPGEE613.27 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.