Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6788
Tipo do documento: Dissertação
Título: Localização de falhas em programas concorrentes em C
Autor: Alves, Erickson Higor da Silva 
Primeiro orientador: Lima Filho, Eddie Batista de
Primeiro coorientador: Cordeiro, Lucas Carvalho
Resumo: Este trabalho descreve uma nova abordagem para localizar falhas em programas concorrentes, a qual é baseada em técnicas de verificação de modelos limitada e sequencialização. A principal novidade dessa abordagem é a ideia de reproduzir um comportamento defeituoso em uma versão sequencial do programa concorrente. De forma a apontar linhas defeituosas, analizam-se os contraexemplos gerados por um verificador de modelos para o programa sequencial instrumentado e procura-se um valor para uma variável de diagnóstico, o qual corresponde a linhas reais no programa original. Essa abordagem é útil para aperfeiçoar o processo de depuração para programas concorrentes, já que ela diz qual linha deve ser corrigida e quais valores levam a uma execução bem-sucedida. Essa abordagem foi implementada como uma transformação código-a-código de um programa concorrente para um não-determinístico sequencial, o qual é então usado como entrada para ferramentas de verificação existentes. Resultados experimentais mostram que a abordagem descrita é eficaz e é capaz de localizar falhas na maioria dos casos de teste utilizados, extraídos da suíte da International Competition on Software Verification 2015.
Abstract: Este trabalho descreve uma nova abordagem para localizar falhas em programas concorrentes, a qual é baseada em técnicas de verificação de modelos limitada e sequencialização. A principal novidade dessa abordagem é a ideia de reproduzir um comportamento defeituoso em uma versão sequencial do programa concorrente. De forma a apontar linhas defeituosas, analizam-se os contraexemplos gerados por um verificador de modelos para o programa sequencial instrumentado e procura-se um valor para uma variável de diagnóstico, o qual corresponde a linhas reais no programa original. Essa abordagem é útil para aperfeiçoar o processo de depuração para programas concorrentes, já que ela diz qual linha deve ser corrigida e quais valores levam a uma execução bem-sucedida. Essa abordagem foi implementada como uma transformação código-a-código de um programa concorrente para um não-determinístico sequencial, o qual é então usado como entrada para ferramentas de verificação existentes. Resultados experimentais mostram que a abordagem descrita é eficaz e é capaz de localizar falhas na maioria dos casos de teste utilizados, extraídos da suíte da International Competition on Software Verification 2015.
Palavras-chave: Verificação de Modelos
Localização de Falhas
Sequencialização
Depuração
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citação: ALVES, Erickson Higor da Silva. Localização de falhas em programas concorrentes em C. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6788
Data de defesa: 14-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_EricksonAlves_PPGEE613,27 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.