???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6821
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLira, Lúcia Maria Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6088723996595403por
dc.contributor.advisor1Braga, Sérgio Ivan Gil-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2146777152891330por
dc.contributor.referee1Castro, Ricardo Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5296978118422413por
dc.contributor.referee2Freitas, Marilene Corrêa da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679por
dc.contributor.referee3Ranciaro, Maria Magela Mafra de Andrade-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7054552378861238por
dc.contributor.referee4RIBEIRO, ODENEI DE SOUZA-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632397138574065por
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.citationLIRA, Lúcia Maria Barbosa. Construção identitária da comunidade do barranco: festa de São Benedito. 2018. 270 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6821-
dc.description.resumoComo uma festa de um santo católico é o elemento principal da identidade étnica de uma comunidade? Esta foi uma das questões de investigação desta Tese junto à Comunidade do Barranco, no Bairro Praça 14 de Janeiro, centro urbano de Manaus. Esta comunidade teve, como ascendentes, negros maranhenses que chegaram ao local no final do século XIX e, por mais de cem anos, vêm construindo sua identidade étnica em consonância com a própria cultura ancestral africana. Eles têm, na religiosidade, a devoção a São Benedito desde 1890. Em 2014, a Comunidade se autodefiniu como quilombola, símbolo de luta, perseverança e resistência. Diante de tal realidade, a pesquisa objetivou analisar o processo de construção identitária dessa comunidade, identificado a partir da trajetória de fé religiosa, aqui interpretada sob o ponto de vista da etnografia acerca das representações simbólicas que perpassam as festas em homenagem a São Benedito. O reconhecimento como “Quilombo Urbano”, pela Fundação Cultural Palmares foi uma grande conquista que vem transformando a vida dessa comunidade negra que clama por políticas públicas baseadas nos diversos Decretos-Lei, desde a Constituição de 1988. Em 2015, a festa foi agraciada como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado do Amazonas, ratificando a dimensão do reconhecimento como conceito norteador deste trabalho. O percurso metodológico teve o apoio da pesquisa participante, observação direta, entrevistas, gravações em áudio e vídeo. O trabalho de campo buscou estratégias da etnografia e entrecruzamento com referencial bibliográfico na área interdisciplinar da História, Geografia e Ciências Sociais. Finaliza-se o trabalho com a análise das vozes dos comunitários que ratificam a fé e a tradição religiosa, as manifestações socioculturais (festivas principalmente), advindas dos seus ancestrais.por
dc.description.abstractHow is a celebration of a Catholic saint the main element of a community's ethnic identity? This was one of the research questions of this dissertation carried out at Barranco’s Community, in Praça 14 de Janeiro, in the urban center of Manaus. This community had as its ascendants, black Maranhenses who arrived in the late nineteenth century and for more than a hundred years have been building their ethnic identity according to their own ancestral African culture. They have been faithful to Saint Benedict since 1890. In 2014, the community defined itself as quilombolas, symbol of struggle, perseverance and resistance. Faced with such reality, the research aimed to analyze the process at the identity construction of this Community, identified through the trajectory of religious faith, interpreted here from the point of view of ethnography about the symbolic representations that perpass the celebrations in honor to Saint Benedict. Recognition of this local population as "Quilombo Urbano" by the Fundação Cultural Palmares was a great achievement that has been transforming life of this black Community, which has called for public policies since the 1988 Constitution. In 2015, the party was awarded as Cultural and Intangible Heritage State of Amazonas, ratifying the dimension of recognition as a guiding concept of this work. The methodological course of this study was supported by participant research, direct observation, interviews, audio and video recordings. The fieldwork sought strategies of ethnography and cross - referencing with a bibliographic reference in the interdisciplinary area of History, Geography and Social Sciences. The last part of the study is the analysis of the voices of the community that ratify faith and religious tradition, sociocultural (festive mainly) manifestations, coming from their ancestors.eng
dc.description.abstract¿Cómo una fiesta de un santo católico es el elemento principal de la identidad étnica de una comunidad? Esta fue una de las cuestiones de investigación de esta Tesis realizada en la Comunidad del Barranco, en el Barrio Plaza 14 de Janeiro, centro urbano de Manaus. Esta comunidad tuvo como ascendientes negros maranhenses (naturales del Estado brasileño de Maranhão), que llegaron al lugar a finales del siglo XIX y por más de cien años vienen construyendo su identidad étnica en consonancia con la propia cultura ancestral africana. Ellos tienen en la religiosidad, la devoción a San Benito desde 1890. En 2014, la comunidad se autodefinió como quilombolas, símbolo de lucha, perseverancia y resistencia. Ante esta realidad, la investigación objetivó analizar el proceso de construcción identitaria de esa Comunidad, identificado a partir de la trayectoria de fe religiosa, aquí interpretada desde el punto de vista de la etnografía acerca de las representaciones simbólicas que atraviesan las fiestas en homenaje a San Benito. El reconocimiento como "Quilombo Urbano" por la Fundación Cultural Palmares fue una gran conquista que viene transformando la vida de esa comunidad negra, que clama por políticas públicas basadas en los diversos Decretos Ley, desde la Constitución de 1988. En 2015, la fiesta fue agraciada como Patrimonio Cultural e Inmaterial del año del Estado de Amazonas, ratificando la dimensión del reconocimiento como concepto orientador de este trabajo. La base metodológica tuvo el apoyo de la investigación participante, observación directa, entrevistas, grabaciones en audio y video. El trabajo de campo buscó estrategias de la etnografía y entrecruzamiento con referencial bibliográfico en el área interdisciplinaria de la Historia, Geografía y Ciencias Sociales. Se finaliza el trabajo con el análisis de las voces de los comunitarios que ratifican la fe, la tradición religiosa y las manifestaciones socioculturales (festivas principalmente), provenientes de sus antepasados.spa
dc.formatimage/jpeg*
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/26436/Tese_L%c3%baciaMariaLira_PPGSCA.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFesta de São Beneditopor
dc.subjectFeast of Saint Benedicteng
dc.subjectFiesta de San Benitospa
dc.subjectComunidade do Barrancopor
dc.subjectQuilombo Urbanopor
dc.subjectReligiosidadepor
dc.subjectIdentidade.por
dc.subjectBarranco`s Communityeng
dc.subjectQuilombo Urbaneng
dc.subjectReligiosityeng
dc.subjectComunidad del Barrancospa
dc.subjectTeligiosidadspa
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleConstrução identitária da comunidade do barranco: festa de São Beneditopor
dc.title.alternativeIdentity construction of the barranco community: Saint Benedict`S partyeng
dc.title.alternativeConstrución de la identidad de la comunidad del barranco: fiesta del San Benitospa
dc.typeTesepor
dc.description.sugestaoA dificuldade encontrada foi não ter informações do que seria pedido durante o preenchimento, como nome dos membros da banca com url, cpf; inclusão do resumo e palavras chave nas diversas línguas que o autor colocou no seu trabalho, o que atrapalha na hora do preenchimento, se não temos essas informações em mãos.por
dc.description.infoSim, esta Tese analisou como se deu a construção identitária de uma família de descendentes de maranhenses, filhos de ex-escravos que chegaram ao Bairro da Praça 14 de Janeiro, em 1890 e deram continuidade às tradições culturais de matriz africana, de religiosidade católica até a presente data. Devido a história de lutas e resistências foram certificados pela Fundação Cultural Palmares, em 2014, como quilombolas. A trajetória, memórias e narrativas estão descritas neste trabalho científico.por
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_LúciaMariaLira_PPGSCA69.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.