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DC FieldValueLanguage
dc.creatorFarias, Francisca Seabra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2377389987604672por
dc.contributor.advisor1Schropfer, Edivânia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5186758587635323por
dc.contributor.advisor-co1Noda, Sandra do Nascimento-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9708112415506126por
dc.contributor.referee1Jesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221por
dc.contributor.referee2Penha, Darcilia Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1890432891278435por
dc.date.issued2018-09-26-
dc.identifier.citationFARIAS, Francisca Seabra de. Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM. 2018. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6847-
dc.description.resumoA percepção ambiental é uma atividade mental de interação do indivíduo com o meio, que pode ser definida como uma tomada de consciência do meio pelo ser humano. Com base no pensamento da Complexidade Sistêmica que nos diz que não podemos conhecer o todo sem entender as partes que o compõem, a pesquisa teve como objetivo geral propor um guia de orientação para construção da Trilha Pedagógica como recurso didático sobre o uso da água e a percepção ambiental dos discentes da rede básica de uma escola pública da cidade de Tabatinga-Am. Como objetivos específicos buscou-se conhecer a percepção ambiental dos discentes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Pedro Teixeira; identificar o acesso e o uso de água no cotidiano dos discentes do Ensino Fundamental II e construir mapas mentais com os discentes sobre o ambiente familiar e o uso da água. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso de Robert Yin que é uma estratégia para se examinar acontecimentos contemporâneos, apresentando a capacidade de lidar com uma ampla variedade de evidências. Os resultados da pesquisa mostraram que os discentes são conscientes dos problemas ambientais, mas, observou-se que muitas vezes os mesmos deixam de tomar a atitude correta não por falta de conhecimento e sim porque é mais fácil permanecer na situação cotidiana. Com os dados obtidos na pesquisa foi elaborado um produto pedagógico denominado Trilha, e um Guia de Orientação para construção da trilha pedagógica como recurso didático a partir da percepção ambiental e uso da água dos discentes da rede básica de uma escola pública da cidade de Tabatinga-AM.por
dc.description.abstractEnvironmental perception is a mental activity of interaction of the individual with the environment, which can be defined as an awareness of the environment by the human being. Based on the thought of Systemic Complexity that tells us that we can not know the whole without understanding the parts that compose it, the research had as its general objective to propose a guidance guide for the construction of the Pedagogical Trail as a didactic resource on the use of water and environmental perception of the students of the basic network of a public school in the city of Tabatinga-Am. As specific objectives we sought to know the environmental perception of the students of Elementary School II of the Pedro Teixeira State School; to identify the access and use of water in the daily life of the students of Elementary School II and to build mental maps with the students about the familiar environment and the use of water. The methodological approach used was the case study of Robert Yin which is a strategy to examine contemporary events, presenting the capacity to deal with a wide variety of evidences. The results of the research showed that the students are aware of the environmental problems but, it has been observed that often they fail to take the right attitude not because of lack of knowledge but because it is easier to remain in the everyday situation. With the data obtained in the research, a pedagogical product called Trilha was elaborated and a Guidance Guide for the construction of the pedagogical trail as didactic resource based on the environmental perception and water use of the students of the basic network of a public school in the city of Tabatinga - AM.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/27083/Disserta%c3%a7%c3%a3o_FranciscaFarias_PROFCIAMB.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/27085/ProdutoEducacional_Francisca-Farias_PROFCIAMB.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambientepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPercepção ambientalpor
dc.subjectUso da águapor
dc.subjectTrilha pedagógicapor
dc.subjectEnvironmental perceptioneng
dc.subjectWater useeng
dc.subjectPedagogical traileng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRARIASpor
dc.titlePercepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AMpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

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