???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6851
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta Junior, Welff Jose Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9437317490632240por
dc.contributor.advisor1Souza, Renato Henriques de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711por
dc.contributor.referee1Souza, Katiuscia dos Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167por
dc.contributor.referee2Oda, Welton Yudi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950420618885200por
dc.date.issued2018-09-10-
dc.identifier.citationCOSTA JUNIOR, Welff José Ferreira da. Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos). 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Química), Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6851-
dc.description.resumoO ensino de química para os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta atualmente diversos desafios, tais como drogas psicoativas. O presente trabalho procura contribuir de forma exigente no ensino de química para os alunos do terceiro ano do ensino médio uma vez que este projeto propõe-se a analisar a pertinência do tema transversal. As drogas psicoativas, como eixo norteador para o ensino de química na EJA, através da compreensão do conceito de drogas psicoativas; dos conteúdos de química orgânica que se relacionem com o tema; do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que atuará na ampliação da criticidade dos alunos; e através da estratégia Redução de Danos (RD), para que os alunos adquiram uma consciência mais ampla dos efeitos das drogas psicoativas no corpo humano e na sociedade. Também serão desenvolvidas diversas estratégias como: aulas expositivas, dinâmica de grupo, montagem de caça-palavras e de cruzadinha, aula experimental e construção de algumas estruturas orgânicas.por
dc.description.abstractFaced with the requirements in the teaching of chemistry for third year high school students of EJA, this project proposes to analyze the pertinence of the cross-sectional theme, psychoactive drugs, as the guiding axis for the teaching of chemistry in EJA, through the understanding of the concept of psychoactive drugs; the contents of organic chemistry that relate to the theme; of the Science, Technology and Society (CTS) approach that will increase students' criticality; and through the Harm Reduction (RD) strategy, so that students gain a broader awareness of the effects of psychoactive drugs on the human body and society. Several strategies will also be developed, such as: expository classes, group dynamics, setting of word-of-mouth, cross-montage assembly, experimental class and assembly of some organic structures.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/27063/Disserta%c3%a7%c3%a3o_WelffCostaJunior_PPGQ.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectDrogas Psicoativaspor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectAbordagem CTSpor
dc.subjectEJApor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectPsychoactive drugseng
dc.subjectSTSeng
dc.subjectTechnology and societyeng
dc.subjectTeaching chemistryeng
dc.subjectHarm reductioneng
dc.subjectOrganic chemistry and STSeng
dc.subjectEYAeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApor
dc.titleDrogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.title.alternativePsychoactive drugs in chemistry teaching: a sts approach (science, technology and society) for eya (education of young people and adults)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_WelffCostaJunior_PPGQ.pdf1.98 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons