???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Laury Vander Leandro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9293544902626940por
dc.contributor.advisor1Jesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221por
dc.contributor.advisor-co1Cavalcante, Kátia Viana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Kátia Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470por
dc.contributor.referee2Rapozo, Pedro Henrique Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2679908172389276por
dc.contributor.referee3Chaves, Joselisa Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3589599687371587por
dc.date.issued2018-08-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Laury Vander Leandro de. Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6861-
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado “Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de Ciências Ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM” objetiva apresentar descrições, reflexões e análises acerca das práticas pedagógicas dos professores da Escola São José onde almejou estudar, a partir da visão dos docentes, as estratégias de ensino que seriam viáveis para trabalhar as questões ambientais, considerando os saberes locais, possibilitando ao discente uma aprendizagem significativa. A partir das informações coletadas, o trabalho intencionou produzir material didático para o Ensino de Ciências Ambientais em uma perspectiva transdisciplinar. O estudo foi realizado mediante pesquisa de campo em uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observações, entrevista, questionário e oficina envolvendo oito docentes que atuam no Ensino Fundamental (6º ao 9º) das diversas áreas do conhecimento. Algumas questões nortearam todo o processo de investigação: Qual a importância que os professores atribuem ao Saber Local nas práticas escolares? Como as Questões Ambientais vêm sendo trabalhadas pelos professores na escola? Que concepção de ensino norteia as práticas pedagógicas dos docentes? Diante disso, a temática foi escolhida com o intuito de conhecer as estratégias didáticas dos docentes no âmbito das questões ambientais, verificando as concepções de ensino, ou seja, os pensamentos acerca da construção do conhecimento que estão orientando suas práticas pedagógicas, analisando como estes relacionam os saberes locais à sua práxis pedagógica e a partir daí, construir, uma proposta de estratégia metodológica com possível diálogo entre o saber local dos comunitários e o currículo prescrito. A investigação mostra a importância que os docentes atribuem ao saber local nas práticas pedagógicas, as concepções de ensino que norteiam sua prática pedagógica refletindo sobre as estratégias de ensino utilizadas e que seriam viáveis para trabalhar as questões ambientais em sala de aula. O produto final gerado expõe de forma didática a proposta de estratégia metodológica, elaborada a partir da visão dos docentes investigados, na forma de Cartilha Pedagógica.por
dc.description.abstractEl presente trabajo titulado “Concepciones y prácticas pedagógicas para la enseñanza de Ciencias Ambientales: experiencias comunitarias en Benjamín Constant, AM” tiene por objeto presentar descripciones, reflexiones y análisis acerca de las prácticas pedagógicas de los profesores de la Escuela San José donde anheló estudiar, a partir de la visión de los docentes, las estrategias de enseñanza que serían viables para trabajar las cuestiones ambientales, considerando los saberes locales, posibilitando al alumnado un aprendizaje significativo. A partir de las informaciones recolectadas, el trabajo intencionó producir material didáctico para la Enseñanza de Ciencias Ambientales desde una perspectiva transdisciplinaria. El estudio fue realizado mediante investigación de campo en un abordaje cualitativo. Los datos fueron recolectados por medio de observaciones, entrevista, cuestionario y taller involucrando a ocho docentes que actúan en la Enseñanza Fundamental (6º al 9º) de las diversas áreas del conocimiento. Algunas cuestiones orientaron todo el proceso de investigación: ¿Cuál es la importancia que los profesores atribuyen al Saber Local en las prácticas escolares? ¿Cómo las cuestiones medioambientales vienen siendo trabajadas por los profesores en la escuela? ¿Qué concepción de enseñanza orienta las prácticas pedagógicas de los docentes? En este sentido, la temática fue elegida con el propósito de conocer las estrategias didácticas de los docentes en el ámbito de las cuestiones ambientales, verificando las concepciones de enseñanza, o sea, los pensamientos acerca de la construcción del conocimiento que están orientando sus prácticas pedagógicas, analizando cómo estos relacionan los saberes locales a su praxis pedagógica ya partir de ahí, construir, una propuesta de estrategia metodológica con posible diálogo entre el saber local de los comunitarios y el currículo prescrito. La investigación muestra la importancia que los docentes atribuyen al saber local en las prácticas pedagógicas, las concepciones de enseñanza que orientan su práctica pedagógica reflexionando sobre las estrategias de enseñanza utilizadas y que serían viables para trabajar las cuestiones ambientales en el aula. El producto final generado expone de forma didáctica la propuesta de estrategia metodológica, elaborada a partir de la visión de los docentes investigados, en la forma de Cartilla Pedagógica.spa
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/27095/Dissertacao_LaurySouza_PROFCIAMB.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/27097/ProdutoEducacional_LaurySouza_PROFCIAMB.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambientepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEstratégias de ensinopor
dc.subjectSaber localpor
dc.subjectPrácticas pedagógicasspa
dc.subjectEstrategias de enseñanzaspa
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRARIASpor
dc.titleConcepções e práticas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AMpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1orcid13034774249por
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_LaurySouza_PROFCIAMB4.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
ProdutoEducacional_LaurySouza_PROFCIAMB8.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons