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dc.creatorAlencar, Simône de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794947874682417por
dc.contributor.advisor1Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379por
dc.contributor.referee1Batista, Eliane Regina Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482por
dc.contributor.referee2Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764por
dc.contributor.referee3Silva, Paulo Aparecido Dias da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9966733160906645por
dc.contributor.referee4Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753por
dc.date.issued2018-10-11-
dc.identifier.citationALENCAR, Simône de Oliveira. A precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 2018. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6915-
dc.description.resumoEsta tese analisa a precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), buscando compreender como a precarização do trabalho docente se acentua no contexto que é desenvolvido este programa. A tese que sustentamos foi: A precarização do trabalho docente no Brasil vem se evidenciando no processo de expansão do ensino superior a partir da década de 1995 e se acentua no PARFOR desenvolvido no IEEA da UFAM. Nossa escolha teórico-metodológica sustentou-se no Materialismo Histórico-dialético, para a compreensão do objeto e da realidade, o qual traz como categorias inerentes a contradição, a totalidade e a mediação. Os dados coletados foram tratados, organizados e analisados a partir da análise temática. As categorias de análise foram o trabalho como categoria central, a precarização, a flexibilização e a intensificação. Para o recolhimento dos dados coletamos documentos e entrevistamos 10 (dez) professores do IEAA que trabalharam no PARFOR no período de 2010 a 2015. Com base na pesquisa, verificamos que o trabalho docente é precarizado desde a sua gênese, todavia, no PARFOR, há uma intensificação maior da exploração da força de trabalho docente. A ausência do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), a redução do tempo da carga horária, a densidade laboral, são fatores que acentuam a precarização do trabalho docente.por
dc.description.abstractThis thesis analyzes the precariousness of teaching work in PARFOR developed at the Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), from Universidade Federal do Amazonas (UFAM), seeking to understand how the precariousness of teaching work is emphasized in the context that this program is developed. The thesis we undertook was: The precariousness of teaching work in Brazil has been evidenced in the process of expansion of higher education since the 1995s and is emphasized in PARFOR developed at UFAM/IEEA. Our theoretical-methodological choices were based on historical-dialectical materialism, in order to understand the object and reality, which brings as inherent categories as contradiction, totality and mediation. The collected data were treated, organized and analyzed from the thematic analysis. The categories of analysis were work as a central category, precariousness, flexibilization and intensification. In order to collect the data, we collected documents and interviewed 10 (ten) IEAA/UFAM professors who worked at PARFOR in the period from 2010 to 2015. Based on the research, we verified that the teaching work has been precarious since its genesis, however, in PARFOR there are a greater intensification of the exploitation of the teaching workforce. The absence of the university tripod (teaching, research and extension), the reduction of the time of the workload, the labor density, are factors that accentuate the precariousness of the teaching work.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/27724/Tese_SimoneAlencar_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectPrecarizaçãopor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectPARFORpor
dc.subjectExpansãopor
dc.subjectItensificaçãopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleA precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)por
dc.typeTesepor
dc.description.sugestaonão encontrei dificuldades. Tudo explicado no tutorial e no manualpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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