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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A prática pedagógica na interface dos conteúdos trabalhados por professores de educação física nas escolas públicas de Humaitá/AM
Other Titles: The pedagogical practice in the content interface worked by physical education teachers in the public schools of Humaitá / AM
???metadata.dc.creator???: Silvano, Luiz Clebson de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Vera Lúcia Reis da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Borges, Célio José
???metadata.dc.contributor.referee2???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de pesquisa realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades do PPGECH/IEAA/UFAM teve como principal objetivo analisar a prática pedagógica e a relação com os conteúdos e as abordagens que se evidenciam na prática de professores da disciplina Educação Física. Para tanto, a pesquisa se delineou na perspectiva da abordagem qualitativa e a técnica para a coleta de dados priorizou o grupo focal, que foi complementado pela entrevista semiestrututada, envolvendo uma amostra de sete (07) professores com atuação no Ensino Fundamental II, tendo como lócus cinco (05) escolas públicas. Para a coleta dos dados, as questões foram organizadas em dois eixos norteadores: o primeiro referindo-se sobre o Perfil, formação dos professores e experiência profissional e o segundo referente a Prática Pedagógica, Saber Docente, Abordagens/Conteúdos e Formação Continuada. A análise dos dados realizada à luz do referencial teórico teve como suporte o método Análise de Conteúdo, proposto por Bardim (2009) para a discussão e sua interpretação do que foi coletado e organizado em unidades e classificados de acordo com a categorização dos núcleos temáticos apresentados por Oliveira (2004). Os aportes teóricos tiveram como base principal: Freire (2017), Pimenta (2007), Tardif (2017), Silva (2015), Shön (2000), Darido (1998, 2003), Darido; Rangel (2017), Mizukamy (1986), Azevedo; Shigunov (2000) e Coll (2000), que contribuíram teoricamente para o desenvolvimento do estudo. Os resultados alcançados a partir do eixo I, evidenciaram que a maioria dos professores exercem a profissão a pouco tempo; são professores jovens e dão ênfase à experiência profissional como ferramenta de sustentação à atuação da docência que veem o processo de socialização com seus pares como positivo para o crescimento na profissão e revitalização das práticas pedagógicas. Em relação ao eixo II, evidenciou-se a compreensão dos professores quanto ao papel da disciplina Educação Física como contributo para a formação integral do aluno. Diante do evidenciado os professores se confrontam com outros desafios, entre eles a não valorização da disciplina e do próprio profissional que é vitimizado com palavras de desdenho. Essa problemática é enfrentada no cotidiano escolar, trazendo consequências à prática pedagógica, somadas a falta de apoio desde a macro até a micro estrutura. Quanto ao saber docente em relação aos conteúdos, a cultura corporal de movimento se destaca como prioridade. As abordagens pedagógicas são evidenciadas, contudo na aplicação e desenvolvimento das atividades faltam evidências de conhecimento mais aprofundado. O esporte, ainda, vem sendo trabalhado de forma tradicional, como forma de iniciação esportiva, utilizado nos jogos escolares. Quanto a formação continuada, os eventos científicos, cursos e congressos, assim como o compartilhamento experiências de saberes entre pares foram considerados espaços formativos. Diante desse cenário, a pesquisa pôde ser considerada ponto de partida para reflexões formativas dos professores e possibilidades de novas mediações no processo de ensino e aprendizagem. Mas, o professor precisa ser o protagonista da sua ação pedagógica na busca por mudanças e melhor qualidade do ensino da Educação Física na escola.
Abstract: This research work carried out within the framework of the Masters in Teaching Sciences and Humanities of PPGECH / IEAA / UFAM had as main objective to analyze the pedagogical practice and the relation with the contents and the approaches that are evidenced in the practice of teachers of the discipline Physical Education. To do so, the research was delineated from the perspective of the qualitative approach and the technique for data collection prioritized the focus group, which was complemented by the semistructured interview, involving a sample of seven (07) professors working in Elementary Education II, locus five (05) public schools. For the data collection, the questions were organized in two guiding axes: the first one referring to the Profile, teacher training and professional experience and the second referring to Pedagogical Practice, Teaching Knowledge, Approaches / Contents and Continuing Education. The analysis of the data carried out in the light of the theoretical reference was supported by the Content Analysis method, proposed by Bardim (2009) for the discussion and its interpretation of what was collected and organized in units and classified according to the categorization of the thematic nuclei presented by Oliveira (2004). The theoretical contributions were based on Freire (2017), Pimenta (2007), Tardif (2017), Silva (2015), Shön (2000), Darido (1998, 2003), Darido; Rangel (2017), Mizukamy (1986), Azevedo; Shigunov (2000) and Coll (2000), who contributed theoretically to the development of the study. The results obtained from axis I, showed that most of the professors practice the profession in a short time; are young teachers and emphasize professional experience as a tool to sustain the teaching performance that sees the process of socialization with their peers as positive for growth in the profession and revitalization of pedagogical practices. Regarding axis II, the teachers' understanding of the role of Physical Education as a contribution to the integral formation of the student was evidenced. Faced with the evidence, teachers face other challenges, among them the non-appreciation of the discipline and the professional himself who is victimized with words of contempt. This problem is faced in the daily school life, bringing consequences to the pedagogical practice, added to the lack of support from the macro to the micro structure. As for the teaching knowledge in relation to content, the body culture of movement stands out as a priority. The pedagogical approaches are evidenced, however, in the application and development of the activities, there is a lack of evidence of more in-depth knowledge. The sport, moreover, has been worked in a traditional way, as a form of sports initiation, used in school games. As for continuing education, scientific events, courses and congresses, as well as sharing experiences of peer knowledge were considered formative spaces. Given this scenario, the research could be considered a starting point for teacher training reflections and possibilities for new mediations in the teaching and learning process. But, the teacher needs to be the protagonist of his pedagogical action in the search for changes and better quality of Physical Education teaching in the school.
Keywords: Conteúdos e abordagens no ensino
Educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
Contents and approaches
Physical education
Teacher training
Pedagogical practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: SILVANO, Luiz Clebson de Oliveira. A prática pedagógica na interface dos conteúdos trabalhados por professores de educação física nas escolas públicas de Humaitá/AM. 2018.129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM, Humaitá, Amazonas, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6922
Issue Date: 1-Nov-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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