???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6936
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mobilização do letramento estatístico articulado ao contexto socioambiental
???metadata.dc.creator???: Souza, Douglas Willian Nogueira de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vaz, Marcos André Braz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Freitas, José Luiz Magalhães de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa foi analisar se o letramento estatístico ocorre em alunos do 5° ano do Ensino Fundamental por meio da articulação com o contexto socioambiental. De forma a obter êxito em nosso objetivo, utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, pois esta nos proporcionou um quadro teórico acerca do desenvolvimento cognitivo do sujeito em meio a situações de aprendizagem e a Teoria das Situações Didáticas desenvolvida por Brousseau, em que exploramos as situações adidáticas. Para a elaboração, desenvolvimento e análise de nossa sequência didática, utilizamos a Engenharia Didática como referencial metodológico. Os sujeitos de nossa pesquisa foram cinco alunos, sorteados aleatoriamente, do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Humaitá - AM. A construção e análise dos dados foram realizadas por meio dos protocolos de produção e gravações audiovisuais das conversas dos alunos durante quatro encontros previstos. Em cada um deles, foi articulado o letramento estatístico com o contexto socioambiental, através das seguintes atividades propostas: “Coleta Seletiva na escola”, “Horta vertical com garrafas PET” e “Piquenique Sustentável” com os alunos. Deste modo, com base na elaboração de seis teoremas-em-ação relacionados com os três níveis de letramento estatístico, pudemos afirmar que a articulação com o contexto socioambiental promoveu a mobilização dos níveis, cultural, funcional e científico, evidenciando conceitos como relação de ordem e entre conjuntos, cálculo mental, operação matemática e conceito de arranjos simples. Assim, mediante as reflexões acerca das escolhas teórico-metodológicas, verificamos que as propostas socioambientais apresentam-se tanto como propostas de sensibilização quanto de integração curricular.
Abstract: The objective of this research was to analyze if the statistical literacy occurs in students of the 5th year of elementary school through articulation with the socio-environmental context. In order to succeed in our objective, we used the Vergnaud Conceptual Field Theory, as it provided us with a theoretical framework about the subject's cognitive development in the midst of learning situations and the Theory of Didactic Situations developed by Brousseau, in which we explore the adidáticas situations. For the elaboration, development and analysis of our didactic sequence, we used didactic engineering as a methodological reference. The subjects of our research were five students, randomly selected, from the 5th year of elementary school of a public school located in the municipality of Humaitá - AM. The construction and analysis of the data were performed through the protocols of production and audio-visual recordings of the conversations of the students during four meetings. In each of them, the statistical literacy was articulated with the socio-environmental context, through the following proposed activities: "Selective Collection in school", "Vertical vegetable garden with PET bottles" and "Sustainable Picnic" with the students. Thus, based on the elaboration of six theorems-in-action related to the three levels of statistical literacy, we could affirm that the articulation with the socio-environmental context promoted the mobilization of the culltural, functional and scientific levels, showing concepts such as relation of order and between sets, mental calculation, mathematical operation and simple arrangement concept. Thus, through the reflections on the theoretical-methodological choices, we verified that the socio-environmental proposals are presented as both awareness-raising and curricular integration proposals.
Keywords: Educação ambiental
Engenharia didática
Educação estatística
Teoria dos campos conceituais
Teoria das situações didáticas
Environmental education
Didactic engineering
Statistical Education
Conceptual field theory
Theory of didactic situations
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: SOUZA, Douglas Willian Nogueira de. Mobilização do letramento estatístico articulado ao contexto socioambiental. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6936
Issue Date: 23-Nov-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_DouglasWillianSouza_PPGECH.pdf6.55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons